Câmara de Amarante recolhe mais de 300 animais de rua e executa a identificação, esterilização e adoção
A Câmara de Amarante considera de extrema importância a aplicação da Estratégia Nacional de Animais Errantes e, nesse sentido, tem atuado em dois eixos de intervenção: recolha dos animais das ruas e combate ao abandono.
No ano de 2023, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Amarante (CROA) recolheu 319 animais errantes, 291 foram adotados e 266 foram esterilizados. Para o conseguir, o Município de Amarante interveio em três pilares fundamentais: identificação, esterilização e adoção.
Com a Estratégia Nacional de Animais Errantes, o Município de Amarante pretende diminuir significativamente o número de animais errantes até 2030, preservando a saúde pública, a saúde pública veterinária e a saúde ambiental.
Paralelamente à aplicação do supracitado plano estratégico local, o Município de Amarante apoiou financeiramente as Associações Protetoras de Animais de Amarante, nomeadamente a Associação “Ajuda Animais em Amarante” e a Associação “Missão Animal”, com o valor de 10 mil euros a cada uma.