Bolsa do Empreendedorismo assinala Dia da Europa
A 9 de maio, Dia da Europa, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, acolhe a “Bolsa do Empreendedorismo”. A Câmara Municipal de Amarante e o Instituto Empresarial do Tâmega são parceiros do evento que contará com o coordenador da Agência de Planeamento Estratégico, Tiago Ferreira, e o presidente da direção do IET, Luís Miguel Ribeiro, na qualidade de oradores.
Numa clara aposta no empreendedorismo, refira-se que a Câmara Municipal de Amarante e o IET tornaram-se parceiros da Representação da Comissão Europeia em Portugal neste projeto.
Já estão abertas as inscrições para a Bolsa do Empreendedorismo 2016, evento que a Representação da Comissão Europeia em Portugal organiza pela quarta vez. Trata-se da fase final de um programa que arrancou em fevereiro com a abertura do concurso «Elevator Pitch – Ideias Que Marcam», e que reuniu cerca de 150 propostas de negócio. Após uma análise criteriosa, a Representação selecionou 24 equipas que tiveram a oportunidade de frequentar um bootcamp e um conjunto de formações específicas para um primeiro contacto com diversas ferramentas de gestão necessárias ao desenvolvimento das suas ideias de negócio. Agora é chegado o momento de revelar os dois vencedores.
No próximo dia 9 de maio, Dia da Europa, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, é palco de um evento – a Bolsa do Empreendedorismo – que se divide em vários momentos. Da parte da manhã, entre as 9h00 e as 12h30, serão revelados os vencedores do concurso de ideias, numa conferência que conta com as presenças e intervenções de Carlos Moedas, Comissário europeu, Manuel Caldeira Cabral, Ministro do Economia, Pedro Duarte Guimarães, do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, Teresa Mendes, do Instituto Pedro Nunes, e Eduardo Maldonado, da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Ainda durante a manhã as duas equipas vencedoras do concurso farão uma apresentação de um minuto cada.
Já durante a tarde, entre as 14h00 e as 18h00, a Bolsa do Empreendedorismo proporcionará quatro estações de workshops. No total, são 16 sessões de 50 minutos cada, que decorrem em paralelo em quatro salas, sobre os temas «Arranque», «Business», «Capitalizar» e «Desenvolver», todas elas ministradas por profissionais experientes nas várias áreas. Microcrédito e crowdfunding, marcas e patentes, Portugal 2020 e apoio ao empreendedorismo ou liderança e gestão do talento são apenas alguns exemplos. Uma oportunidade para empreendedores e empresários aprofundarem conceitos-chave.
A Bolsa do Empreendedorismo 2016 não será apenas uma conferência. Visa antes ser um espaço de empreendedorismo que reunirá os vários agentes envolvidos na criação e desenvolvimento de negócios. Por isso mesmo, terá uma área oficial de exposição, com cerca de 20 stands, de instituições financeiras, de apoio ao empreendedorismo e de fomento à inovação.
Lançamento do Concurso Canvas – Projetos Que Marcam
Este concurso de empreendedorismo, que abriu a 13 de abril de 2016, pretende não só agregar, mobilizar e motivar equipas empreendedoras com projetos nascentes, como também fazer progredir projetos empreendedores já em fase de concretização.
As candidaturas ao Canvas têm que ser entregues no dia 9 de maio e de forma presencial na Bolsa do Empreendedorismo. Mais informações sobre o Concurso Canvas e a Bolsa do Empreendedorismo 2016 através do site www.bolsadoempreendedorismo.pt