Balanço muito positivo da campanha “Viva o Natal na magia da economia local”
Ao longo do mês de dezembro, a campanha “Viva o Natal na magia da economia local” – promovida pelo Município de Amarante em parceria com a Associação Empresarial de Amarante, a Associação Empresarial de Vila Meã e o Movimento We Will Rise – mobilizou o concelho no apoio à economia local e os resultados são muito positivos: as 200 empresas participantes distribuíram 58 mil bilhetes de sorteio, atribuindo 20 mil euros em vouchers que deverão ser gastos até 31 de março.
“Esta iniciativa teve um impacto muito positivo. A adesão foi significativa por parte dos empresários, que tiveram um papel fundamental no sucesso da campanha, mas também por parte da comunidade, que aderiu dando preferência ao comércio local, tal como conseguimos aferir pelo número de bilhetes de sorteio distribuídos. Com estes resultados, comprovamos a qualidade do serviço e a diversidade de oferta, a confiança, o sentido de missão e a união dos amarantinos que, num período particular, demonstraram sentido de comunidade e entreajuda”, afirma André Costa Magalhães, vereador com o pelouro da Promoção e Desenvolvimento Económico, que, acrescenta: “Apoiar a economia local é uma missão e um compromisso que vai além desta iniciativa e deve mobilizar-nos a todos: ao município, às associações e à comunidade civil. Fica, então, o desafio: numa altura em que lutamos contra uma pandemia, estejamos todos unidos em prol deste objetivo, não só da saúde e do bem estar mas também do desenvolvimento económico de Amarante.”
Dirigida ao comércio de rua, lojas de prestação de serviços, hotelaria, restauração e operadores turísticos de Amarante, esta campanha foi desenvolvida para promover e apoiar a economia local num final de ano atípico com quebras brutais no setor do comércio e restauração devido à pandemia da Covid-19. Bruno Costa, presidente da Associação Empresarial de Amarante, faz o balanço: “A ação teve bastante impacto junto dos comerciantes e dos consumidores que aderiram de forma elevada, apoiando o comércio de Amarante e promovendo-o junto dos consumidores. Este tipo de iniciativa é de louvar e gostaria de agradecer a todos os envolvidos, apelando a que continuem unidos em prol de Amarante e dos amarantinos.”
Já Geraldo Oliveira, presidente da Associação Empresarial de Vila Meã, realça o espírito de comunidade que se sentiu durante a época festiva: “Esta campanha trouxe mais envolvimento ao comércio local recuperando o espírito de proximidade que, pelas reações que fomos sentindo na rua, acrescentou valor na economia, fomentou as relações e proporcionou confiança em setores de atividade vitais e tão afetados por esta súbita pandemia. Sentiu-se entusiasmo, envolvimento generalizado dos comerciantes que muito contribuíram para o sucesso alcançado na dinâmica comercial que foi capaz de se gerar.” E continua: “Foi também muito importante para devolver estímulo ao comércio local, determinante para a vitalidade dos nossos territórios e essencial para muitas pessoas que direta ou indiretamente vivem destes pequenos negócios familiares.”
A iniciativa está agora na segunda fase, numa altura que se adivinha difícil pelo contexto pandémico. Até 31 de março, os 20 mil euros atribuídos em vouchers poderão ser descontados numa das 200 empresas que participaram na “Viva o Natal na magia da economia local”, incentivando, uma vez mais, ao consumo local e à dinamização económica do concelho.
Recorde-se que, desde o início da pandemia da Covid-19, foram isentadas as taxas de ocupação das esplanadas e expositores, as rendas do mercado e feira, as rendas comerciais, o IMI, IMT e taxas urbanísticas para novos projetos num apoio que rondou os 200 mil euros.
Até 30 de junho de 2021, continuam isentadas as taxas de ocupação das esplanadas e expositores; e reduzem-se em 50 por cento o valor das rendas em imóveis e equipamentos municipais de atividades comerciais.