Até setembro há desporto para todos
São várias as atividades que marcam a agenda do mês de junho de Amarante Cidade Desportiva – ACD. As iniciativas vão desde voleibol, passando pelo automobilismo, futebol e ténis. O calendário prolonga-se até setembro e, durante setes meses, há desporto para todos, sempre com o foco no turismo e na economia local.
A 17 de junho vão ter lugar as Olimpíadas do Desporto Tâmega e Sousa 2017. Nesta jornada desportiva serão quatro as modalidades em destaque – polo aquático (masculino/feminino), BTT (masculino/feminino), futebol de 7 (masculino) e andebol (masculino/feminino) –, com as competições a decorrerem na Piscina Municipal de Vila Meã, no Parque Florestal, no Estádio Municipal, no Pavilhão da EB 2/3 de Amarante e no Pavilhão Desportivo Municipal, respetivamente. A cerimónia de encerramento está marcada para as 17h30, no Estádio Municipal de Amarante.
As Olimpíadas do Desporto do Tâmega e Sousa, que na edição de 2017 têm como anfitriões os concelhos de Paços de Ferreira, Amarante e Lousada, são uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em articulação com os respetivos municípios.
Ainda a 17 de junho, tem lugar o Meeting Jovem do Tâmega, no Complexo Desportivo da Costa Grande, organizado pelo Clube de Atletismo do Tâmega.
A Associação Desportiva de Amarante agendou para o dia 18 de junho, o Ultra Trilhos da Aboboreira, uma Prova de Trail Running que vai decorrer naquela Serra.
A agenda termina com a prova de ténis, Amarante Ladies Open, que tem início no dia 30 de junho, nos courts de ténis Municipais.
São, pois, várias as atividades propostas para junho, num mês que ficou ainda marcado pela Swimchallenge – Vila Meã, pela Taça Cidade de Amarante, o Torneio de Veteranos de Ténis, o Passeio Moure BTT e o IV Torneio de Duplas Voleibol.
ACD é uma iniciativa que o Município de Amarante implementou, de forma pioneira, em 2016, com o intuito de divulgar tudo o que acontece na cidade, no que ao desporto diz respeito. O principal desafio mantém-se: cumprir o objetivo de agregação e sinergia que só é possível devido ao envolvimento e contributo dos clubes e associações locais, peças chave para a criação e sucesso da ACD.