“Aproximarte” promove sessão de sensibilização para os seniores
Para assinalar o primeiro aniversário do projeto “Aproximidade”, a Câmara Municipal de Amarante, em parceria com o Núcleo de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento da GNR de Amarante, promove uma sessão de sensibilização para os seniores com vista a informá-los dos perigos com burlas e outras vulnerabilidades, na quinta-feira, dia 6, no auditório do Centro Cultural de Amarante.
A abertura, às 14h30, será feita pelo vice-presidente do Município, Jorge Ricardo, a que seguirão intervenções do Capitão Luís Alves, comandante do Destacamento Territorial de Amarante, e de Cármina Bernardes, reitora da Universidade Sénior do Marco de Canaveses.
Em palco serão apresentadas duas peças de teatro, “O golpe do ouro” e “O grande amigo”, escritas por Cármina Bernardes e interpretadas pelos clientes da Universidade Sénior do Marco de Canaveses, a partir de notícias e relatos de idosos. Posteriormente, a Cabo Paula Costa e o Cabo Filipe Sanches, do Núcleo de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento da GNR de Amarante, vão participar numa tertúlia e partilhar testemunhos e histórias de idosos vítimas de burla e tentativa de burla no concelho. No final haverá uma atuação da Tuna da Universidade Sénior de Amarante.
Criado no início de 2022 pela Câmara de Amarante em parceria com GNR através do “Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança”, o projeto “Aproximidade” tem como objetivo tornar o concelho socialmente inclusivo para os seniores promovendo ações de convívio e partilha de forma a combater a solidão e o isolamento. Este programa conta com uma equipa multidisciplinar, da área social, da psicologia e da saúde, e tem como missão promover uma vida saudável, ativa e plena aos idosos sinalizados.