Apresentação de livro e inauguração de exposição marcam as atividades da Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal Albano Sardoeira promove, no mês de fevereiro, várias atividades culturais, como horas do conto, teatro de marionetas e fantoches e até cinema. Mas em fevereiro haverá ainda lugar para a apresentação do livro “Foi como um rio”, da autoria de Francisco Ceia, a 17. A 24, pelas 18h, será a inauguração da exposição “O sonho ao poder”, de Mário Viegas.
As sessões de apresentação do livro serão às 10h e 11h para alunos das escolas e às 21h para o público em geral.
“Foi como um rio”
“Um rio é uma árvore de água, filho do choro da chuva doce, escrito no corpo do mundo. O sonho esgaravata-lhe um botão, cálice, corola… explode flor, abre folhas, devagar, cresce haste… gracejo, acotovela seixos, resiste cânticos de constância, corre, briga, abranda, lavra letra e salpico, nas linhas das margens que forja… harmoniza novos braços, adensa o leito, afirma o tronco, esbelto, curva viagem, anda parado… por fora, finge que anda, mas flui, sentido por dentro… adormece espelho, guardador de imagens e lembranças, desagua, no fundo dos olhos de quem o olha, e afoga as raízes no mar, para lhe beber o sal que há nas lágrimas… tange búzios no peito da maresia… nas luzes do horizonte, solta um grito azulino de gaivota… giza no arco do céu, cor, o beijo pássaro, e na asa dos bons vendavais, imagina nova rota, Sol, chão de sede, searas, tempestade, solidões… no fim, pode ser o começar… como rio de pérolas perdidas no pranto de uma janela, fechada ao cinge gélido de Dezembro, esborratando as cinzas da tarde, dentro dos olhos parados de alguém…”.
A exposição de Mário Viegas, uma personalidade que marcou os anos setenta, oitenta e noventa em Portugal, visa proporcionar à população do concelho e visitantes uma mostra dinâmica e interativa, com conteúdos culturais e sociopolíticos sobre a sua vida e obra, na primeira pessoa.
Peças de teatro de humor inéditas, áudios de poesia portuguesa, vídeos e peças do espólio pessoal do ator, poderão ser apreciados, a partir de 24 de fevereiro na Biblioteca Municipal.