Amarantinas vencem 2ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Amarante
Já é conhecida a proposta vencedora da 2ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Amarante. “Amarantinas” foi o projeto eleito. 15 mil euros é o valor da proposta que será incluída no orçamento camarário de 2017.
O projeto vencedor prevê a realização de um festival de tradições, através da recriação histórica dos “principais acontecimentos, lendas ou personagens célebres da cidade (destacando-se os séculos XII a XX) e as tradições quotidianas que promovam a arte, a cultura e a gastronomia”. A proposta é da autoria de Ana Rita Teixeira, Catarina Carvalho, Magali Beça e Marta Sousa.
Recorde-se que foram apresentadas 21 propostas, das quais 11 foram admitidas à fase de votação pública online, e que cumpriam os requisitos estipulados no Regulamento do OPJ 2016.
Dos 262 votos contabilizados, 31,68% foram para o Projeto Vencedor “Amarantinas”.
As restantes propostas obtiveram:
– 15,27%, “Festival Raízes”;
– 12,98%, “Cultura de Proximidade”;
– 10,31%, “Colour Fest Amarantina”;
– 6,49%, “Amarante Summer Parties”;
– 6,11%, “Riquexó”;
– 5,73%, “VisitAmarante”;
– 3,82%, “Festival da Juventude de Amarante”;
– 3,05%, “Amarante…A Plataforma que dá voz aos cidadãos”;
– 2,67%, “New Generation”;
– 1,91%, “Convívio de Jovens Amarantinos”.
Para o Vereador André Costa Magalhães: “Está dado mais um passo naquela que se pretende ser uma clara aposta em política de juventude. É fundamental que os jovens participem e sintam que têm uma palavra a dizer no desenvolvimento do seu Município.”