Amarante recebe encontro do projeto internacional “City Centre Doctor”
De 7 a 10 de novembro, Amarante recebe o encontro do projeto “City Centre Doctor”, projeto do programa internacional URBACT e reúne representantes de 10 países, para desenvolver planos de ação para o desenvolvimento dos centros das pequenas e médias cidades. Este será o 4.º encontro do grupo, de um total de 10 encontros (um em cada cidade participante).
Os grupos de trabalho de cada cidade têm como foco descobrir como tornar cidades de média dimensão, atrativas para viver, visitar e fazer negócios.
O Grupo de Ação Local de Amarante é composto pelas entidades: ESTG (Escola Superior de Gestão e Tecnologia), Dolmen, ADA, Athos, Teia+, Inova+, Gatilho, IET, Casa da Juventude de Amarante, Centro Cultural de Amarante e Associações Empresariais de Amarante e de Vila Meã.
Um dos pontos altos do encontro constará do seminário intitulado “As mudanças no desenvolvimento da economia local e o impacto nos centros das cidades”, pelo orador Twan de Bruijn, da EU QUEST (aplicação de gestão de qualidade para transporte sustentável eficiente de energia urbana). Este seminário será aberto ao público e realiza-se no Instituto Empresarial do Tâmega (IET) a 9 de novembro, entre as 11h30 e as 13h.
Durante o encontro, os parceiros internacionais vão conhecer a cidade e as instituições do Grupo de Ação Local, assim como tecer opiniões acerca dos pontos críticos da cidade e sugerir ações de melhoria.
Recorde-se que para além de Amarante, integram o projeto as cidades de San Donà di Piave – Itália, Idrija – Eslovénia, Petrinja – Croácia, Valašské Meziíí – República Checa, Radlin- Polónia, Naas – Irlanda, Heerlen – Holanda, Nort-sur-Erdre- França e Medina del Campo – Espanha, representadas por técnicos dos seus municípios.
O URBACT é um programa da União Europeia que ajuda as cidades a desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis, com base na partilha das melhores práticas, sobre temas económicos, sociais e ambientais e urbanos.