Amarante promove sessões de artesanato tradicional no âmbito das Jornadas Europeias do Património
O Departamento de Cultura do Município de Amarante promove 10 sessões de artesanato tradicional ao vivo, “A Arte dos Labores”, nas instalações da Antiga Casa da Cadeia, nos dias 29 e 30 de setembro, no âmbito da comemoração das Jornadas Europeias do Património 2023.
Cada sessão será dedicada a um dos labores tradicionais, designadamente lanifícios, cerâmica, tecelagem e instrumentos musicais. Para o efeito, foram convidados 10 artesãos de diferentes ofícios que irão partilhar o seu percurso, memórias e saberes, acompanhados de uma demonstração ao vivo da sua arte.
Na sexta-feira, dia 29, serão realizadas duas sessões em simultâneo, para o público infanto-juvenil, dos seis aos 18 anos, nos seguintes horários: 9h30, 10h45, 14h00 e 15h15. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória on-line: https://forms.cm-amarante.pt/formularios/a-arte-dos-labores-demonstracoes-de-artesanato-tradicional-amarantino.
No sábado, dia 30, realizam-se duas sessões para o público em geral, com início às 9h30. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória on-line: https://forms.cm-amarante.pt/formularios/a-arte-dos-labores-demonstracoes-de-artesanato-tradicional-amarantino-publico-geral.
Subordinada ao tema “Património Vivo”, as Jornadas Europeias do Património 2023 pretendem divulgar e promover a partilha de práticas, lugares e objetos de relevante valor patrimonial, transmitidos de geração em geração e que, ao longo dos tempos, se vão adaptando, mas continuam a integrar as vivências das comunidades.