Amarante diz não à violência
A 25 de novembro assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Inserido na campanha Amarante de Igual para Igual, o Município de Amarante, de 23 a 27 de novembro, leva a cabo várias ações de sensibilização na comunidade.
Exemplo disso, “As Bravas – Instalação de Bordado Coletivo” que se integra no Projeto “ENXOVAL: Tempo e Espaço de Resistência”, promovido pela Associação PELE, em parceria com o Município de Amarante. Trata-se de um teatro fórum, onde os estereótipos de género e o assédio sexual estarão em destaque, e um bordado coletivo aberto a toda a comunidade. Recorde-se ainda que a 31 de julho, o Auditório da Casa do Portela acolheu uma sessão de trabalho do Projeto “ENXOVAL.
A “Face” da violência no olhar da nossa rua será protagonizado pela Filandorra Teatro do Nordeste e irá percorrer o centro da cidade, sábado, 23 de novembro. Consiste na recriação, na rua, de cenas de violência em contexto familiar, onde o público será convidado a olhar para as diferentes faces (formas) da violência doméstica; pretende-se expor a violência doméstica, enquanto problema público e não restrito à esfera privada das relações de intimidade.
Nos dias 25, 26 e 27, as ações de sensibilização decorrem em contexto escolar. “Com amor e respeito, o namoro tem mais jeito”, Filandorra Teatro do Nordeste, dirigido aos alunos do 9.º ano. O teatro pretende alertar os jovens para a prevenção da violência nas relações entre os pares em particular a violência no namoro.