Amarante destacou “Natureza Criativa” na Bolsa de Turismo de Lisboa






Amarante marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o maior certame de turismo em Portugal, que decorreu de 12 a 16 de março, na FIL. Integrado no stand da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), e sob a insígnia “Natureza Criativa”, a marca territorial de Amarante apresentou uma demonstração diversificada que valorizou o património natural, cultural, religioso e gastronómico do concelho.
Durante cinco dias, Amarante foi ponto de encontro para quem procurou descobrir autenticidade e a diversidade do território. Os visitantes tiveram a oportunidade de desfrutar de massagens, degustar produtos locais e participar em momentos que evidenciaram o compromisso do concelho com a sustentabilidade e o turismo de qualidade.
A gastronomia assumiu um papel central, com um showcooking no stand do Turismo do Porto e Norte, com o Restaurante Pena que reinventou as tradicionais papas de nabiça, características da Feira das Papas de Olo. Também os Doces Conventuais fizeram as delícias dos visitantes. Foi, ainda, possível assistir a uma recriação histórica da confeção dos doces, dinamizada pelos alunos do curso de Turismo do Colégio de São Gonçalo.
O bem-estar e a saúde também estiveram em destaque com a presença do Amarante Pure Termas & Spa, que deu a conhecer os benefícios das águas termais aliadas à saúde e bem-estar, proporcionando experiências tanto no espaço da CIM Tâmega e Sousa como no espaço do Turismo do Porto e Norte.
O Vinho Verde de Amarante brilhou com provas que destacaram a qualidade e autenticidade da produção local, ao mesmo tempo que promoveram o evento UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante que decorre de 20 a 22 de junho.
O artesanato amarantino marcou igualmente presença através da Associação Tons de Memória, que deu a conhecer a riqueza cultural e o talento local.
Para o presidente da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Ricardo, “A presença de Amarante na BTL foi uma oportunidade estratégica para reforçar a nossa identidade como destino turístico de excelência. Conseguimos mostrar um território onde tradição e inovação caminham lado a lado, valorizando o nosso património, a nossa gastronomia e as nossas experiências únicas. Esperamos que quem nos visitou tenha sentido a vontade de descobrir mais sobre Amarante e de vivenciar tudo o que temos para oferecer.”