“Amarante de Igual para Igual” decorre até 6 de dezembro
A V edição da campanha “Amarante de Igual para Igual” decorre até 6 de dezembro. Esta iniciativa contempla várias ações para abordar temáticas como igualdade, saúde, violência nas relações de intimidade e deficiência, entre outros temas, com o objetivo primordial de promover a reflexão e o diálogo alargados a toda a sociedade civil.
A sessão de abertura decorreu a 25 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e o Presidente da autarquia, José Luís Gaspar lembrou que nas quatro edições anteriores da campanha cerca de 10 mil pessoas “foram tocadas pela mensagem da inclusão, mostrando que Amarante continua a marcar pela diferença”.
A vereadora da ação social, Lucinda Fonseca, sublinhou o envolvimento da comunidade de Amarante nesta iniciativa de sensibilização, sinalizando que este ano o tema central é “Caminharmos juntos pela inclusão da deficiência”.
Lucinda Fonseca recordou, ainda, que a autarquia celebrou recentemente um protocolo com a Comissão de Cidadania e Igualdade de Género, que aponta para vários compromissos, nomeadamente a necessidade de ser elaborado um Plano Municipal para a Igualdade, que terá medidas com dimensão interna, voltadas para os colaboradores da autarquia, e ações externas com políticas nas diferentes áreas de intervenção municipal.
Lea Pinheiro, Presidente da Associação ANOXV, apresentou campanha nacional com o intuito de instituir, no próximo ano, a dada de 26 de outubro como o “Dia Nacional do Ostomizado”, seguindo o exemplo de Amarante, que já institui aquela data como o “Dia Amarantino do Ostomizado”, transmitindo a mensagem: “O saco não é vergonha. O saco é vida”.
É já no próximo domingo dia 10 de novembro, pelas 10h00, na Ecopista do Tâmega, que irá decorrer a caminhada “Caminhar para Vencer”, num total de 10 km, destinada a toda a população, com o intuito de consciencializar para a doença do cancro de mama. A participação é livre e a concentração acontece na antiga estação da CP, em Santa Luzia.
Até 15 de novembro está patente na Alameda Teixeira de Pascoaes a exposição a “Igualdade está na Rua”, este ano com ilustrações sobre os diferentes temas ligados à igualdade.
De forma a assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, 25 de novembro, serão dinamizadas ações de sensibilização na comunidade. Nos dias 15, 16 e 17 de novembro a Casa da Juventude recebe a Oficina de Formação de Multiplicadores de Teatro Fórum – Associação Pele e a 23 de novembro, no centro da cidade, entre as 10h00 e as 12h00, irá decorrer “As Bravas – Instalação de Bordado Coletivo, Associação Pele e “A Face da violência no olhar da nossa rua” pela Filandorra Teatro do Nordeste.
Destinada à comunidade escolar irá decorrer de 25 a 27 de novembro a ação “Violência não é Igualdade” para os alunos do 9º ano e de 2 a 5 de dezembro a iniciativa “Viver de Igual para Igual” com um espetáculo protagonizado pelos clientes da Cercimarante dirigido aos alunos do 4º ano do 1º ciclo.
O encerramento da Campanha acontece a 6 de dezembro com as já habituais “Conversas de Igual para Igual”, este ano sob o tema “O Percurso da Inclusão na Deficiência”. A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória. Inscreva-se aqui.