Amarante Cidade Desportiva quer pôr todos a mexer
ACD – Amarante Cidade Desportiva – é uma iniciativa pioneira que o Município de Amarante leva a cabo, com o intuito de divulgar tudo o que acontece na cidade, no que ao desporto diz respeito. Conta com 6 meses de atividades, apresenta mais de 40 eventos de diversas modalidades e envolve todas as associações desportivas locais.
“Ao longo de seis meses, queremos pôr todos a mexer, com diferentes propostas e com uma oportunidade única para mostrar que Amarante é também uma cidade desportiva. Tendo como ponto de partida os eventos desportivos que as diferentes associações concelhias promovem e organizam, o Município decidiu congregar todos os eventos numa agenda única. Estamos, para o efeito, a trabalhar numa lógica de comunicação integrada”, começou por mencionar André Costa Magalhães, Vereador com o Pelouro do Desporto.
O ex-futebolista, natural de Amarante, Nuno Gomes é o padrinho da primeira edição “Amarante Cidade Desportiva” – ACD – o evento que promete pôr todos a mexer, de fevereiro a julho de 2016.
Outdoor, site dedicado e merchandising estão já a ser produzidos no sentido de envolver todos os amarantinos numa iniciativa que se pretende “agregadora”. O Município pretende socorrer-se da energia, da cor, do movimento e, acima de tudo, da união, típicos do desporto para abraçar todos os amarantinos e convidar todos os que queiram participar ou assistir a esta Cidade Desportiva. Durante seis meses, haverá ainda mais motivos para visitar Amarante.
A cerimónia de apresentação teve lugar a 11 de fevereiro, às 18h30, na Casa das Artes (Centro Cultural de Amarante), num espetáculo que combinou música, dança e cor e onde o cenário não foi esquecido. O espaço estava decorado com equipamentos desportivos, transmitindo a ideia de um só palco, para vários eventos. A primeira atividade do calendário ACD é já a 14 de fevereiro com a II Meia Maratona António Pinto – Cidade de Amarante, atraindo milhares de pessoas. Atletismo, canoagem, ténis, ciclismo, futebol, automobilismo, natação, voleibol, futsal, trail, golfe, pólo aquático e desporto adaptado – são várias as modalidades que estarão representadas neste evento, que se prolonga até finais de julho.
“O desporto está enraizado na nossa cultura. Não podemos, nem queremos ignorar o contributo que o desporto representa para o desenvolvimento da nossa sociedade. Estamos, assim, a lançar as bases de um projeto estruturante para que, no futuro, os eventos desportivos de Amarante alcancem mais impacto e sejam geradores de mais valor”, expunha o vereador, enquanto apresentava o evento.
60 clubes, 30 modalidades e 40 eventos são os números desta iniciativa, através da qual o município quer “trabalhar em rede, otimizando recursos e meios. Aumentar a atratividade turística, numa ótica de dinamização da economia local é mais um dos propósitos desta iniciativa que, em última análise, sendo monitorizada, permitirá, ajudar na definição da política desportiva do concelho”, concluiu o presidente da autarquia, José Luís Gaspar, no encerramento da cerimónia de apresentação.
De fevereiro a julho, todos a mexer, com a ACD!