Alunos de Vila Caiz entram n’ “A Nossa Casa é um Planeta”
À semelhança do sucedido em 2018, este ano, o Município de Amarante em parceria com a Resinorte voltou a levar a cabo uma ação de sensibilização relacionada com a separação de resíduos e a recolha seletiva.
“Perseguimos o objetivo de contribuir para uma cidadania ativa no que toca ao desenvolvimento sustentável, na construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização de recursos”, menciona Lucinda Fonseca, vereadora do Ambiente.
“A Nossa Casa é um Planeta” é o mote da campanha que as entidades acima referidas continuam empenhadas em abraçar, chegando à Casa de todos os amarantinos, contribuindo para a mudança de comportamentos e mentalidades.
A ação desenvolveu-se no Pavilhão Municipal de Vila Caiz, e teve como público-alvo os alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos das escolas de Vila Caiz, tendo gerado uma interação muito positiva entre os diferentes elementos envolvidos.
Em causa está a necessidade de cumprimento das metas a nível nacional e comunitário, que impõem o aumento significativo da recolha seletiva e da reciclagem, incrementando a eliminação progressiva da deposição direta em aterro.
A ação proposta contemplava a disponibilização de 3 filmes especialmente concebidos para o efeito, com conteúdos adequados para as diferentes faixas etárias, dos estabelecimentos de ensino. Pretendendo criar uma abordagem inovadora, a projeção dos filmes foi realizada em 360º no interior de um planetário itinerante. Os filmes contam a história de dois irmãos, a Guida e o Rui, em versões adaptadas a várias idades, e que, desenvolvem uma ação que alerta e explica o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que todos nós geramos nas nossas casas.