A “Esplanada Comum” do projeto RUA encheu o Arquinho na Noite da Viola Amarantina
A II edição da Noite da Viola Amarantina que se realizou a 16 de setembro contou com um espaço central, a “Esplanada Comum”, dotada de 18 mesas facultadas pelos comerciantes do Arquinho. Uma iniciativa do projeto RUA (Reabilitação Urbana de Amarante) que nasceu com o objetivo de combater a falta de lugares sentados que se sentiu na primeira edição do evento.
Para a concretização desta ação contribuíram 18 espaços comerciais: A Taberna, Restaurante Avião, Bom Bom, Brisa do Tâmega, Confeitaria da Ponte, Café Conselheiro, Mercearia do Covelo, O Moinho, Bar Dos Pauzinhos, Café Príncipe, Restaurante A Raposeira, Restaurante Churrasqueira DNA regional, Spark Bar, Taberna D’Anita, Taberna DON Rodrigo, Confeitaria Tinoca, Zé da Calçada e Café Morgado, com a cedência de uma mesa e 4 cadeiras cada.
A decoração das varandas também foi da responsabilidade do RUA que contou com a ajuda dos voluntários da Casa da Juventude e dos elementos do grupo “Conversas Criativas”. A disponibilização do material foi feita por parte da Universidade Sénior de Amarante.
Esta ação surge com o objetivo de dinamizar a II edição da Noite da Viola Amarantina – organizada pela Associação Empresarial de Amarante, com atuações da Associação Propagode e com o contributo d’O Arquinho Comércio Vivo – e ainda com o intuito de provar que, com princípios de comunidade e entreajuda, é possível gerar dinâmicas de espaço público que fortalecem a vivência da cidade.