“A Brincar e a Sorrir, o Bullying Vamos Prevenir”
“A Brincar e a Sorrir, o Bullying Vamos Prevenir” – é o nome do Projeto Piloto que arrancou no ano letivo 2018/2019 e que tem como principais objetivos a prevenção e o combate da prática de bullying nas escolas. Além disso, o que se pretende é capacitar docentes e não docentes de informação que os permita identificar e intervir numa situação de bullying e transformar os alunos/as em agentes ativos na prevenção e combate ao bullying.
Destinada a crianças do 1º e 2.º ciclos, a ação foi concebida na Rede Social de Amarante pelas entidades que integram o Eixo I Educação: Câmara Municipal de Amarante; Plano Integrado e Inovador de Combate Ao Insucesso Escolar (PIICIE); Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Amarante; e Psicosorrir.
Na primeira edição, o projeto abrangeu, nomeadamente, 507 alunos e 25 Professores Titulares do 1.º ciclo do Agrupamento Escolas de Amarante.
Este ano o Projeto vai incidir no Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso e no Colégio de S. Gonçalo, num total de 26 turmas e 533 alunos/as do 1.º ciclo.
“Após a avaliação da I edição, a estrutura do projeto foi melhorada, ao contar com uma participação mais ativa dos/as alunas na elaboração de narrativas, fantoches, cenários sobre esta problemática, para que possam ser agentes ativos na sensibilização e prevenção desta problemática”, observa Lucinda Fonseca, vereadora com o Pelouro da Coesão Social.
A partir de abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos vai desenvolver-se um programa onde constará a apresentação/encenação das peças que foram (re)criadas pelos/as alunos por outras turmas e escolas, permitindo uma maior disseminação do projeto que quer ajudar a combater uma realidade cada vez mais premente na sociedade e nas escolas portuguesas. O estudo mais recente da Unicef revela que perto de 30% das crianças e adolescentes serão vítimas de bullying no nosso país.