Amarante investe cerca de 17 mil euros em Programa de Desfibrilhação Automática Externa

O Município de Amarante está a implementar um Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), com o objetivo de reforçar a segurança e aumentar a taxa de sobrevivência em casos de paragem cardiorrespiratória, garantindo uma resposta imediata e eficaz nos primeiros minutos após a emergência.
Nesta primeira fase, o investimento total realizado é de cerca de 17 mil euros, abrangendo a aquisição de 11 desfibrilhadores automáticos externos disponibilizados no Edifício Principal dos Paços do Concelho, no Amarante Pure Termas & Spa, no Pavilhão Municipal de Amarante, nas Piscinas Municipais de Amarante e Vila Meã, no Complexo Desportivo Costa Grande, no Pavilhão Gimnodesportivo Amadeo Souza-Cardoso, de Vila Meã e Vila Caiz, na Escola Básica Teixeira de Pascoaes e na Escola Básica do Marão.
O programa integra também a formação e certificação de 60 trabalhadores municipais em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, realizada com o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Estes operacionais estão agora capacitados para intervir em situações de emergência, assegurando as manobras de suporte básico de vida e a utilização do desfibrilhador, até à chegada do socorro especializado.
Este investimento permite dotar os principais equipamentos municipais de meios essenciais para a proteção da população e visitantes, sobretudo em locais com grande concentração de pessoas, reforçando a capacidade de resposta do concelho em situações de emergência e salvaguardando vidas.