Mais de 700 alunos assistem à segunda edição do espetáculo “Enamorarte”

718 alunos do 10.º ano regular e profissional das escolas públicas e privadas do concelho vão assistir, a 19 de fevereiro, à segunda edição do espetáculo “Enamorarte”, no Amarante Cine-Teatro.
Criado pelo Conservatório de Amarante, a convite do Município e da GNR de Amarante, o espetáculo combina música, dança e teatro para representar situações concretas de violência no namoro, sensibilizando os jovens para esta problemática.
Este espetáculo reforça a mensagem e o trabalho desenvolvido pela GNR de Amarante e pelo Gabinete Bem-me-quer do Município, que, durante 2024, realizou várias visitas às escolas do concelho – Escola Secundária de Amarante, Colégio de São Gonçalo, Externato de Vila Meã, EPALC, CENFIM e Conservatório de Amarante – abrangendo precisamente os 718 alunos que agora assistem ao espetáculo, com sessões às 11h00 e 14h30.
A relevância do espetáculo ganha ainda mais destaque à luz do Estudo Nacional sobre Violência no Namoro de 2024, realizado pela UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta. O estudo, que envolveu 6.152 jovens entre os 11 e os 21 anos, revelou que 68,1% dos participantes não identificam pelo menos um dos 15 comportamentos abusivos analisados como formas de violência no namoro. Além disso, cerca de 63% relataram ter experienciado pelo menos um desses comportamentos.
Face a estes dados, a necessidade de ações de sensibilização torna-se ainda mais evidente. Para o Vice-presidente da autarquia, Jorge Ricardo, “investir na prevenção da violência de género é fundamental e deve ser um compromisso contínuo. Com o espetáculo ‘Enamorarte’ damos um passo essencial nesse caminho, contribuindo para desconstruir padrões de violência e promover relações saudáveis, assentes no respeito mútuo e na igualdade. Além disso, simboliza o reforço da parceria entre o Município e a GNR, não só na área da prevenção da Violência Doméstica, mas também no acompanhamento a idosos em situação de isolamento, através do programa Idosos em Segurança e da medida municipal Aproximidade.”