Tuna da Universidade Sénior de Amarante canta as Janeiras e promove convívio entre Idosos
![janeiras](https://www.cm-amarante.pt/wp-content/uploads/2025/01/Janeiras-edicao-2024-scaled.jpeg)
Em Amarante, a tradição das Janeiras mantém-se viva, mas com um propósito renovado: ao abdicar das visitas individuais aos idosos isolados do concelho, a Câmara Municipal promove encontros em espaços de convívio, proporcionando momentos de partilha e de combate à solidão.
Já esta quinta-feira, 30 de janeiro, pelas 14h30, nas instalações do CLAP – Centro Local de Animação e Promoção Rural, em Vila Chã do Marão, mais de 80 idosos terão a oportunidade de ouvir as melodias tradicionais interpretadas pelos 60 elementos da Tuna da Universidade Sénior de Amarante e, em troca, partilhar as músicas e memórias da sua juventude.
Na sexta-feira, 31 de janeiro, também às 14h30, a sede da junta da União das Freguesias de Figueiró Santiago e Santa Cristina, em Santiago, recebe 31 elementos a Tuna da Universidade Sénior de Vila Meã para animar 80 seniores da margem direita do concelho, trazendo música, boa disposição e momentos de convívio.
As tardes são marcadas pela alegria e pela partilha de histórias, culminando num lanche onde não faltarão os sabores típicos da época: bolo-rei, pão-de-ló e um cálice de vinho do Porto. Estes gestos simples ajudam a reforçar o espírito comunitário e a criar memórias que perduram.
Para Jorge Ricardo, vice-presidente e vereador com o pelouro do Desenvolvimento e Coesão Social, esta mudança no formato é estratégica, uma vez que “ao reunir os idosos num único espaço, conseguimos não só manter viva a tradição das Janeiras, mas também criar um ambiente de convívio e amizade. Este encontro é um momento único de troca e de união, que faz a diferença na vida destas pessoas.”
Esta iniciativa, integrada no Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança, da Guarda Nacional Republicana, e no Projeto Aproximidade, promovido pela Câmara Municipal de Amarante, visa combater o isolamento e promover o bem-estar dos idosos, proporcionando-lhes momentos de interação social e alegria.
Desde a primeira edição, em janeiro de 2022, as Janeiras têm sido recebidas com entusiasmo, levando a que esta tradição se repita ano após ano. A surpresa e a felicidade dos idosos confirmam o impacto positivo deste gesto, que vai muito além da música.
Combater o isolamento e a solidão, incentivar o envelhecimento ativo e proporcionar experiências culturais, sociais e educacionais, é, também, a missão da Universidade Sénior.
Em Amarante, já se ouvem as Janeiras – e com elas, celebram-se laços de solidariedade, proximidade e afeto.