Conferência “Inova com Memória” encerrou o mês do empreendedorismo e inovação
O Mês do Empreendedorismo e Inovação, terminou no passado dia 29 de novembro, com a Conferência “Inova com Memória”, uma iniciativa que abordou temas fundamentais para o desenvolvimento económico e empresarial do concelho.
Vários especialistas participaram em diferentes painéis, nomeadamente “Como apoiar as empresas locais”, “Novas formas de empreender” e “Dos 0 aos 50 no empreendedorismo em Amarante”. Os debates centraram-se em estratégias para apoiar as empresas locais e numa reflexão sobre os 50 anos de história de algumas das empresas mais emblemáticas de Amarante, destacando os desafios enfrentados e superados ao longo do tempo.
Nesta conferência foi, ainda, realizada uma homenagem às empresas com 50 anos de atividade, reconhecendo o seu papel na criação de emprego e na construção de um tecido empresarial sólido.
Para o Vice-presidente, Jorge Ricardo, Vereador com o Pelouro do Empreendedorismo, “a conferência “Inova com Memória” simboliza o culminar de um mês dedicado ao empreendedorismo e à inovação, mas é também uma celebração das empresas que há mais de 50 anos contribuem para a vitalidade económica do município. Sabemos que o sucesso de um território passa também pelas empresas que aqui operam e pelos postos de trabalho que criam. Este evento permitiu não só reconhecer o mérito dessas empresas, mas também promover o diálogo entre empresários, entidades locais e associações empresariais. Trabalhar em rede é a chave para superar desafios e construir, juntos, mais oportunidades e melhor qualidade de vida para todos.”
Recorde-se que o mês do empreendedorismo e inovação foi promovido pelo Município através da InvestAmarante em parceria com a Rede Social de Amarante, a Associação Empresarial de Amarante (AEA) e o Instituto Empresarial do Tâmega (IET), e incluiu um conjunto de eventos direcionados para a promoção da criatividade, do conhecimento tecnológico, do desenvolvimento de startups e do empreendedorismo local.