Escuteiros de Amarante vão ter nova sede
Está lançada a primeira pedra da obra da casa do Bacelinho – Futura sede dos Escuteiros do Agrupamento 448 de Amarante, situada no Parque Florestal de Amarante. A cerimónia decorreu no âmbito do 49º aniversário do Agrupamento 448.
Jorge Cosme, diretor do Departamento Regional de Gestão e Valorização da Floresta do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF – começou por agradecer o objetivo que agora se concretiza, “graças ao empenho do Agrupamento 448 de Escuteiros de Amarante, do Padre José Manuel Ferreira e do Município de Amarante que, em conjunto, demonstraram que quando as pessoas querem, apesar das dificuldades, as coisas acontecem”.
João Carvalho, que desempenhou funções, como chefe do Agrupamento, durante quatro mandatos e que terminou em junho deste ano, destacou a “alegria imensa de partilhar um momento tão importante para o Agrupamento. Corria já o ano de 2014 quando reunimos pela primeira vez com o Presidente da Câmara Municipal, onde foram abordados diversos temas, entre eles a criação de um espaço para receber escuteiros de todo o país, dando a conhecer o tesouro que é a nossa cidade e a nossa serra. Depois de nos ouvir, o Presidente propôs-nos este excelente espaço. Aceitámos de bom grado a proposta e o sonho começou. Um lugar que nos permite estar em contacto com a Natureza, no pulmão da cidade, a dois passos do centro histórico e com o rio mesmo ao lado. Um ambiente privilegiado onde as crianças e jovens vão poder realizar as atividades, criando oportunidades para um crescimento saudável. E eis que já conseguimos ver a nossa meta. Estamos aqui hoje reunidos para assinalar o arranque de mais uma etapa do caminho: a construção desta sede. Esperamos reunir-nos aqui daqui a poucos meses para a inauguração deste espaço. Estaremos eternamente gratos ao executivo municipal por este apoio e por este voto de confiança desde o primeiro minuto. Estamos gratos também ao ICNF que viu o potencial deste projeto e protocolou com o Município de Amarante a cedência deste espaço”.
O Presidente da Câmara Municipal de Amarante presidiu ao ato simbólico de lançamento da primeira pedra da futura sede do Agrupamento 448, sublinhando a importância do acordo estabelecido com o ICNF e Escuteiros reafirmando que “quando há vontade de todos, as coisas podem acontecer. Estivemos todos de acordo e aqui estamos, para marcar simbolicamente o início desta obra”. Agradeceu ainda a vontade manifestada pelo diretor do Departamento Regional de Gestão e Valorização da Floresta do ICNF, numa lógica de se continuar a valorizar o Parque Florestal um espaço centenário e emblemático, que “merece o nosso cuidado e atenção”. O autarca mostrou-se honrado por se associar ao aniversário do Agrupamento e muito satisfeito em ver concretizado mais um passo neste novo projeto.
Os presentes foram convidados a assinar um auto de notícia deixado, para a posterioridade, no interior de uma pedra que simboliza o arranque da empreitada, num investimento de cerca de 226 mil euros, com prazo de execução de 240 dias.