SAB’Arte recupera memórias e explora os sentidos
O Sab’Arte está de regresso e os meses de julho, agosto e setembro estão repletos de atividades, com propostas para as famílias em que as crianças são as protagonistas. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória on-line (forms.cm-amarante.pt).
A 20 de julho, é lançado o desafio às famílias para “tricotar” memórias, entrelaçando laços e gerações. Neste mês, que se celebra o Dia Mundial das Bibliotecas e o Dia Mundial dos Avós, o SAB’Arte preparou a atividade na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira. Uma avó terá a oportunidade de partilhar a sua história de vida com crianças dos 6 aos 12 anos. Além disso, irá ensinar o processo da transformação da lã e a produção de meias de lã. Esta iniciativa promove a valorização das tradições locais, mas também permite que as crianças aprendam com a sabedoria e a experiência dos mais velhos.
Em agosto, o SAB’Arte explora “O Mundo Mágico da Fotografia”. Assim, no dia 17, crianças dos 6 aos 12 anos, são convidadas a enaltecer o grande fotógrafo amarantino Eduardo Teixeira Pinto, a propósito da comemoração do Dia Mundial da Fotografia que se assinala a 19 de agosto. Os participantes irão visitar a exposição de fotografia de Eduardo Teixeira Pinto patente no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso. De seguida serão desafiados a realizar algumas atividades relacionadas com a fotografia.
A 21 de setembro, o SAB’Arte propõe a criação de uma maquete, com a colaboração do artista amarantino, Carlos Teixeira. Os participantes poderão construir um projeto artístico fascinante desde a conceção à execução, permitindo a introdução de conceitos associados ao planeamento de projetos. “Maquetes que nos inspiram” é o nome da atividade gratuita, dirigida a um público dos 6 aos 12 anos, onde poderão dar asas à imaginação e criatividade numa experiência emocionante e simultaneamente educativa.
Refira-se que o SAB’Arte é uma iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, com propostas para crianças e famílias, no terceiro sábado de cada mês, entre as 10h00 e as 11h30. A sessão de julho já tem inscrições abertas, as restantes abrem 15 dias antes do início de cada atividade. Fiquem atentos!
A par do SAB’Arte há ainda lugar para exposições. “Caminhos Cruzados” é o nome da exposição, patente na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, de 6 de julho a 31 de agosto, promovida pela Associação Gens Arte. A inauguração decorre no próximo sábado, 6 de julho, pelas 16h00.
Nesta mostra estarão expostas obras de Alcides Nogueira, António Carvalho, António Salgado, Ari Vicentini, Cátia Rúben, Dina Oliveira, Gabriela Fontes, Graça Marina Cardoso, Hermínio Sousa, Isabel Matos, Isabel Melo, Jorge Nuno, José Carvalho, José Luís Canelha, José Pedrosa, Leonor Berlanga, Licínio Rego, Lina Santos, Lopes de Sousa, Luís Parreira, Mª Esther Flórez, Marcela Santos,k Margarida Basaloco, Margarida Castro, Maria André, Milita Mar, Mónica Silva, Nogueira da Fonseca, Olímpia Barbosa e Susana Silva. A entrada é livre.