Amarante celebra 50 anos da revolução dos cravos com diversas atividades
As comemorações dos 50 anos do 25 de abril arrancam já este sábado, 13 abril, com o concerto gratuito de “Estrada Branca” no Amarante Cine-Teatro, pelas 21h30. Este primeiro espetáculo das comemorações é gratuito, também como forma de, simbolicamente, celebrar a democratização do acesso à cultura, no entanto, é obrigatório levantar bilhete no Cine-Teatro. “Estrada Branca”, um projeto que resgata e cruza a música de dois ícones incontornáveis do mundo lusófono: Vinícius de Moraes e José Afonso. Este concerto é interpretado através de duas vozes contemporâneas, herdeiras de um acervo comum: Mônica Salmaso e José Pedro Gil, sob a direção musical de Nelson Ayres, Teco Cardoso e Emanuel de Andrade, com a dramaturgia de Carlos Tê e o dispositivo cénico do premiado arquiteto Manuel Aires Mateus.
No próximo sábado, 20 de abril, entre as 10h00 e as 11h30, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso recebe mais uma iniciativa do Sab’Arte com o tema “Memória, Liberdade e Movimento”. Dirigido a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 8 e 14 anos, esta atividade é uma oportunidade para experienciar a sensação de liberdade criativa através da dança e do movimento, inspirados pela Revolução dos Cravos, celebrando assim a história e a constante busca pela expressão livre em todas as formas de arte. A participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória e estará disponível a partir de 16 de abril em forms.cm-amarante.pt.
A 24 de abril, e à semelhança de anos anteriores, tem lugar mais uma “Caminhada pela Igualdade e Liberdade”, promovida pela Junta de Freguesia de Fridão, em parceria com a Câmara de Amarante. Um percurso de 10 quilómetros, entre Amarante e Fridão, que parte da Alameda Teixeira de Pascoaes, com o ponto de encontro marcado para as 20h00. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a igualdade e a não discriminação, os direitos humanos e a liberdade, esta caminhada convida toda a comunidade a juntar-se à iniciativa. A participação é gratuita. A autarquia assegura o transporte de regresso ao local da partida. Para mais informações contacte a Junta de Freguesia de Fridão (255 422 030) ou a Câmara Municipal de Amarante (255 420 297).
Nesse mesmo dia, mas a partir das 21h30, “Gisela Canta Abril”, no palco do Amarante Cine-Teatro. Desde a sua estreia em 2013, Gisela João tem deixado uma marca indelével no panorama musical português. Neste espetáculo, Gisela João junta-se ao guitarrista espanhol Carles Rodenas Martinez. Juntos, irão conduzir-nos por um tributo às músicas dos autores e compositores de abril, celebrando os 50 anos do 25 de abril em Portugal. Uma oportunidade única para mergulhar na profundidade da música portuguesa e celebrar uma parte tão importante da nossa história e cultura. Os bilhetes já estão à venda e podem ser adquiridos na bilheteira do Cine-Teatro entre as 10h00 e as 13h30 e das 14h30 às 18h00 ou online .
As comemorações prosseguem a 25 de abril. O dia inicia com a Cerimónia de Hastear de Bandeiras, a partir das 10h00, na Alameda Teixeira de Pascoaes, com o Hino de Portugal e o Hino de Amarante que será tocado pela primeira vez pelas bandas do Concelho. Banda Musical de Amarante, Banda Musical de Mancelos e Banda Musical de Várzea irão tocar assim “Viva Amarante” da autoria do compositor amarantino José Coelho dos Santos (1861-1915) e com arranjo do maestro Fernando Marinho.
Às 16h00, o Largo de São Gonçalo recebe a Banda Musical de Mancelos e a Banda Musical de Várzea para o Concerto “50 anos do 25 de abril”.
O espetáculo “Ficheiros Secretos” encerra as comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Amarante, no dia 3 de maio, a partir das 21h30, no Amarante Cine-Teatro. Criado a partir do livro homónimo de Luís Osório, trata-se de um espetáculo de esperança e de liberdade. Luís Osório assume o papel de narrador da história recente de Portugal, convocando para o palco memórias de personagens marcantes como Álvaro Cunhal, Mário Soares, José Saramago, Amália Rodrigues, Francisco Sá Carneiro, Jorge Sampaio e tantos outros.
Durante 90 minutos, o autor conduzirá a audiência numa viagem pelo último século português e pela vida de alguns dos protagonistas que marcaram o nosso tempo. Bilhetes já disponíveis online ou na bilheteira do Cine-Teatro.