CPCJ de Amarante associa-se ao Mês da Prevenção dos maus-tratos na infância
À semelhança de anos anteriores, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens- CPCJ de Amarante volta a associar-se ao Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a decorrer no mês de Abril em todo o país.
O principal objetivo passa por sensibilizar para o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência, seja verbal, física ou psicológica.
A partir de 1 de abril a CPCJ de Amarante lança desafios diários para a família. Acompanhe tudo aqui.
A Campanha do Laço Azul nasceu em 1989, nos EUA, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do carro. A trágica história de maus tratos aos seus netos (um deles morto, de forma brutal), e a continuidade dos maus tratos à sua neta, levou Bonnie a alertar a comunidade para este problema, muitas vezes, camuflado no seio familiar. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem, que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. A cor azul foi especialmente escolhida como constante lembrança dos corpos espancados e das nódoas negras resultantes de agressões.
Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam os laços azuis em memória daqueles que morreram ou são vítimas de maus-tratos físicos e psicológicos. É também uma forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.