MIMO AMARANTE FESTIVAL regressa de 19 a 21 de julho
De 19 a 21 de julho, em Amarante, volta a celebrar-se a cultura e a música do mundo, com uma programação inclusiva, diversificada e arrojada – totalmente gratuita, como é imagem de marca do MIMO há já 20 anos.
O MIMO, considerado um dos maiores festivais gratuitos de música do Brasil, acontece de novo em Portugal, tendo o Município de Amarante como principal promotor.
Antecipa-se, assim, mais um MIMO Amarante de sonoridades, estéticas e texturas singulares, em que a música ocupa não só os palcos, mas toda a cidade, com concertos e atividades paralelas como palestras, workshops, oficinas, exposições, performances, cinema e roteiros guiados. Antecipa-se um mundo de arte e cultura, gratuito, para mais uma edição inesquecível para o público, que em 2019 reuniu mais de 80 mil pessoas durante o fim de semana.
Este auspicioso regresso a Amarante é há muito aguardado, uma vez que se trata da cidade que acolheu entre 2016 e 2019 as edições portuguesas do festival, que nasceu em Olinda, no Brasil. São 20 anos de história, com 60 edições, e realizações em mais de 12 cidades no Brasil e na Europa, assistido por um público superior a 2 milhões de pessoas ávidas por ouvir ou descobrir o melhor da música nacional e mundial.
Segundo Lu Araújo, a diretora e fundadora do MIMO Festival “é sempre com grande emoção que vemos milhares de pessoas a viverem a arte de forma tão intensa e diversa. O MIMO é positivo, inclusivo e democrático, faz parte de Amarante e dos amarantinos, mas também dos milhares de fãs nacionais e estrangeiros que nos visitam anualmente”.
Sempre com entrada gratuita, esse é o MIMO Festival.
PRIMEIRAS CONFIRMAÇÕES
Marcelo D2 (Brasil) e Fatoumata Diawara (Mali) são os primeiros nomes confirmados, para um cartaz que começa hoje a ser revelado. Dois fulgurantes artistas que constroem percursos artísticos crescentes e de reinvenção de sua música e estética artística.
Marcelo D2 inicia no MIMO Amarante a sua mais recente digressão, com a apresentação de “IBORU”, um disco de 2023 em que propõe o que chamou de “novo samba tradicional”. Já Fatoumata Diawara, uma das grandes representantes do afrofuturismo na cena musical, leva ao palco do MIMO “LONDON KO”, liderando uma expedição ecléctica e vanguardista pelo afrobeat, jazz, pop, electrónica e até pelo hip hop.
SOBRE O MIMO FESTIVAL
O MIMO Festival nasceu no Brasil e celebrou em 2023 o seu vigésimo aniversário. Idealizado por Lu Araújo, teve a primeira edição internacional em 2016 na cidade de Amarante.
Inteiramente gratuito, o MIMO é um festival inclusivo que privilegia a facilidade de acesso e a diversidade, dando a conhecer o que de melhor se faz na música atual, em Portugal e no mundo, entre nomes consagrados e novos talentos. Tem-se constituído como uma experiência rica e inesquecível, oferecendo o acesso democrático a um conjunto de propostas culturais diversas e abrangentes, do cinema à poesia, de workshops a masterclasses.
Já passaram pelas edições portuguesas do MIMO Festival artistas como Egberto Gismonti, Herbie Hancock, Tom Zé, Mário Laginha e Pedro Burmester, Pat Metheny e Ron Carter, Tinariwen, Selma Uamusse, Três Tristes Tigres, Ricardo Ribeiro, Goran Bregovic, Rodrigo Amarante, Manel Cruz, Rui Veloso, Dead Combo, BaianaSystem, Bruno Pernadas, Salif Keita, Samuel Úria, Seun Kuti & Egypt 80, Criolo, Mayra Andrade, Chico César, Mário Lúcio & os Kriols, Ray Lema, Branko, Don Letts e Emicida, entre muitos outros.