SAB’Arte convida a conhecer a história do barro negro, os bastidores do Cine-Teatro de Amarante e a praticar desenho cego
No último trimestre de 2023, o SAB’Arte vai dar a conhecer a tradição do barro negro, desafiar à prática de desenho cego a partir da visita a uma exposição no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, e descobrir os bastidores do renovado Cine-Teatro de Amarante.
A 21 de outubro, “Mãos que transformam, tradição que se vivência” convida a comunidade em geral a conhecer a arte do barro negro. Numa sessão de demonstração e partilha de saberes e memórias, os participantes são convocados a experienciar este labor tradicional, transmitido de geração em geração, que constitui património cultural e imaterial fomentando um sentimento de identidade e pertença. O SAB’Arte de outubro terá lugar na Antiga Casa da Câmara da Villa de Amarante (Antiga Casa da Cadeia de Amarante).
Em novembro, dia 18, “Pela (in)finitude do traço” propõe uma visita guiada à exposição “Do Delicado Trabalho da Agulha”, no Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso, e a pratica de desenho cego – exercício de representação de um objeto, onde se capta mais o movimento percetivo do que o objeto em si – tendo por base qualquer desenho, remetendo e associando para finitude da vida, no contexto em que a exposição nasce. Dirigido a crianças e jovens dos seis aos 12 anos, este SAB’Arte pretende inquietar e fascinar os participantes.
A 16 de dezembro, “Por detrás das cortinas” abre as portas do renovado Cine-Teatro de Amarante para uma visita guiada aos bastidores. Dirigido a crianças e jovens dos seis aos 12 anos, este SAB’Arte pretende aproximar os mais novos ao mais recente equipamento cultural do concelho, despertando a curiosidade, o interesse e a valorização pelo património.
As atividades do SAB’Arte realizam-se entre as 10h00 e as 11h30. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória no link: https://forms.cm-amarante.pt
Inserido na programação do projeto educativo do Departamento de Cultura do Município de Amarante, o SAB’Arte pretende envolver a comunidade convidando à exploração, reflexão, preservação e valorização do património.