Município de Amarante implementa cinco projetos europeus para a Juventude no âmbito do programa “Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores”
O Município de Amarante integra o programa “Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores” (CERV), que resulta da fusão do programa “Direitos, Igualdade e Cidadania” e “Europa para os Cidadãos”.
Financiados na totalidade pela União Europeia, os cinco projetos europeus na área da Juventude – GREENUE, YOUNGDEAL, LocalEUCharter, INCLUDE_EU e EUmunicipal –, têm duração de 24 meses (2022-2024), englobam oito países europeus – sendo Amarante o único município em Portugal – e, em cada um deles, vão realizar-se oito eventos.
Amarante vai receber os parceiros de Espanha, Itália, Hungria, Grécia, Eslovénia, Chipre e Croácia, entre 28 de novembro e 1 de dezembro, num encontro do projeto “GREENEU: Green transition against COVID19 and climate crisis” que evoca os valores europeus comuns como a sustentabilidade, alterações climáticas, proteção do ambiente, igualdade, participação ativa, inclusão social, não discriminação, democracia e solidariedade.
Ao longo de três dias vai falar-se de Turismo, Sustentabilidade e Mobilidade Sustentável, dar-se-á a conhecer os projetos Horta Urbana e BeePathNet, e os participantes serão convidados a percorrer o Trilho das Azenhas.
“Ficamos muito satisfeitos ao ver estes cinco projetos serem aprovados. Através deles vamos, com a colaboração dos nossos técnicos e da comunidade, juventude e associações, promover e sensibilizar para os valores europeus e contribuir para uma melhor compreensão do que nos unifica”, refere Rita Marinho Batista, vereadora com o Pelouro da Juventude.
Em 2023 e 2024 acontecerão os restantes encontros. Em junho, o projecto “YOUNGDEAL: Youth responses to COVID19 by Green Deal” será colocado em prática em Amarante, com a visita dos representantes de Espanha, Bulgária, Hungria, Itália, Lituânia, Polónia e Sérvia, e contará com o contributo de grupos de jovens para a criação de uma Declaração Institucional sobre como as comunidades podem contribuir para o Pacto Verde Europeu como resposta à crise do COVID19.
Em setembro, Amarante acolhe os pares de Espanha, Roménia, Polónia, Itália, Grécia, Chipre e Holanda no evento “LocalEUCharter: EU Charter on Fundamental Rights closer to citizens”, com o objetivo de melhorar a governação local dos municípios europeus participantes, reforçar o papel das administrações públicas locais na integração da Europa moderna e no seu papel de proximidade dos cidadãos.
Em outubro, vai promover-se uma União Europeia inclusiva no projeto “INCLUDE_EU: Citizenship rights for a Resilient Europe” que tem como países parceiros a Espanha, Lituânia, Itália, Hungria, Grécia, Bulgária e Holanda. Os cidadãos de cada município serão convidados a conhecer os valores comuns, criando laços de união entre os municípios participantes com vista a combater o euroceticismo, melhorar a participação democrática local, refletir sobre porque é importante reforçar os valores europeus e melhorar a compreensão de como os valores europeus nos unificam.
E em janeiro de 2024, representantes de Espanha, Roménia, Malta, Hungria, Bulgária e Holanda visitam Amarante no âmbito do projeto “EUMUNICIPAL: Euromunicipalism for a Unified Europe” que vai sensibilizar os cidadãos para a importância de se reconectarem com os valores do europeísmo. A ideia é lançar uma mensagem clara de que nas zonas rurais e agrícolas se pode combater euroceticismo, contando com o contributo dos jovens membros de associações culturais e desportivas que vão promover atividades de intercâmbio de tradições e costumes dentro da cultura europeia.
Criado com o objetivo de proteger e promover os valores consagrados de Direitos Humanos, e incentivar à participação cívica e democrática, o programa
” target=”_blank” rel=”noopener”>“Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores” promove os Valores da União, Igualdade, Direitos e Igualdade de Género, Envolvimento e Participação dos Cidadãos e Daphne – prevenir e combater todas as formas de violência baseada no género, a violência doméstica, e outros grupos de risco.