Candidaturas abertas para cultivar talhões na Horta Urbana de Amarante
“Horta Urbana de Amarante” é o nome do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2020/2021 que está a ser implementado na zona do Tarrafal – Telões. Uma horta biológica, com 19 parcelas/talhões de 30m2, destinada exclusivamente à produção agrícola, que tem como objetivo promover práticas sustentáveis de cultivo e consumo responsável, fomentar a utilização da compostagem e sensibilizar para as questões da redução do desperdício.
Os interessados em cultivar um talhão podem candidatar-se até 31 de outubro, na página oficial do Município onde se encontram também as normas de utilização e o formulário. Os serviços da Juventude (através de juventude@cm-amarante.pt e/ou 255 420 233) estão disponíveis para ajudar a formular as candidaturas, tendo sido solicitado também apoio às juntas de freguesia.
Da autoria de Catarina Cunha, Manuel Pinto, Samuel Pereira e Sérgio Jesus, o projeto “Horta Urbana de Amarante” arrancou no passado mês de setembro, com a ajuda de um grupo de 36 participantes da Casa da Juventude, de várias nacionalidades, que estavam em Amarante ao abrigo do intercâmbio “Urban Garden: community gardens and composting!”.
A vereadora com o pelouro da Juventude, Rita Marinho Batista, acompanhou a iniciativa e recebeu o primeiro compostor comunitário: “Ficamos muito satisfeitos por ver os projetos vencedores do OPJ passarem da teoria à prática. Este, em concreto, alerta-nos para as práticas sustentáveis de produção agrícola e nunca é demais sensibilizar a comunidade para estas preocupações que são de todos.”
Recorde-se que o OPJ foi lançado em 2015 com o intuito de contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos jovens nos processos de governação local.