Minsait inaugura Business Delivery Center com capacidade para 100 postos de trabalho qualificado em Amarante
A Minsait, uma empresa do grupo Indra – líder em Transformação Digital e Tecnologias da Informação – inaugurou hoje um Business Delivery Center em Amarante. O novo polo fica localizado no centro da cidade de Amarante e tem capacidade para 100 colaboradores em trabalho presencial, mas a empresa, que adotou um modelo de trabalho hibrido, pretende aumentar esta equipa a médio prazo.
O novo Business Delivery Center da Minsait será um centro de produção avançada, que se somará aos vários que a empresa tem espalhados pelo Mundo, no qual a Minsait concentrará as suas capacidades técnicas e de desenvolvimento de software, que são a base das soluções tecnológicas end-to-end, e serviços que oferece aos seus clientes. Será o novo marco tecnológico da empresa no norte de Portugal e conta com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e de várias instituições do ensino.
Este projeto surge no âmbito de um acordo de parceria assinado entre o Município de Amarante, através da InvestAmarante, e a Minsait para a criação de um Business Delivery Center na cidade e vem reforçar o tecido empresarial de Amarante, oferecendo novas oportunidades de emprego qualificado e impulsionando a cidade como um importante polo de desenvolvimento de tecnologias da informação. O novo Business Delivery Center irá criar, numa fase inicial, cerca de 100 postos de trabalho qualificado, de diferentes perfis técnicos e níveis de senioridade e dedicará aproximadamente 80% da sua capacidade, a projetos de desenvolvimento de software, dentro dos clusters tecnológicos globais da companhia. Além disso, está previsto que a curto-prazo o novo polo se dedique a projetos de BPO (Business Process Outsourcing) e cibersegurança, funcionando como um polo complementar à atividade de segurança híbrida, da empresa, localizada em Espanha.
O objetivo da Minsait é duplicar a sua equipa a medio prazo no concelho de Amarante, considerada a região mais jovem do país, com o objetivo duplo de captar e reter talento em uma área onde muitos preferem oportunidades tecnológicas geograficamente afastadas dos grandes centros urbanos. A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, do CEO da Minsait em Portugal, Vicente Huertas, e de representantes de várias instituições de ensino, clientes e parceiros da Minsait.
Vicente Huertas, CEO da Minsait em Portugal afirma que este novo Business Delivery Center pretende “reforçar a nossa presença no interior e no norte de Portugal, assim como apoiar o nosso modelo de delivery global dentro do grupo, reforçando capacidades dentro do modelo de clusters tecnológicos que trabalham para o cliente português ou internacional”. Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, refere que este projeto é “mais uma enorme oportunidade para atrair e fixar muitos dos jovens de Amarante e da região que, no ensino superior, perseguem o sonho de trabalhar no setor tecnológico, mas que muitas vezes não têm a possibilidade de se fixar no seu território”. Fruto do trabalho desenvolvido pela InvestAmarante, nomeadamente pelo cluster tecnológico Amarante Tech Hub que tem vindo a desenvolver e criação projetos específicos de atração de empresas e talento.
As novas e modernas instalações estão equipadas com um sistema de autogestão da iluminação dos espaços em função da sua ocupação, e refletem a preocupação da empresa com a sustentabilidade do planeta, contribuindo para os objetivos definidos pela Indra para a redução das emissões relacionadas com a energia em 50% até 2030 e zero emissões relacionadas com a energia até 2040.
Com vários projetos previstos a desenvolver neste novo polo, a Minsait incentiva a sua equipa de colaboradores a inovar e a desenvolver competências através de programas de inovação e de formação. Exemplo desta aposta é o programa Innovators, uma iniciativa de intraempreendedorismo, que vai na sua sexta edição e através do qual já foram apresentadas cerca de duas mil e quinhentas novas ideias, nas quais é estimulada a inovação na oferta da transformação digital aos clientes, aliada à sustentabilidade.