HÁ FEST! de 11 a 15 de agosto em Amarante
Depois de dois dias com conversa, música e cinema em Vila Meã, o HÁ FEST! chega a Amarante esta quarta-feira para continuar a celebrar a juventude oferecendo uma programação diversa.
A 11 de agosto, a partir das 20h00, a festa terá lugar nas piscinas municipais com DJ’s By Voyage e o espetáculo
“>Crassh Stage Xiri. O grupo Crassh convida as famílias e os mais novos para uma experiência única e participativa, com muita energia e um ritmo contagiante. Percussão, humor e ainda o “crasshonês”, o único idioma com o qual o Crassh comunica.
No dia seguinte, a partir das 20h00, o roteiro “DI’VINE”, conduzido pela Rota do Românico, propõe uma performance que combina instalação, dança aérea, música e site-specific, aliada aos eixos que regem as três grandes exposições da Rota do Romântico: a arte sacra, o vinho e a paisagem. A demonstração realiza-se no centro histórico de Amarante e foi desenvolvida a partir do lugar, com três rotas, em três ruas, guiadas por “astronautas”, que chegam à cidade de Amarante, em busca dos mistérios sagrados escondidos na Rota do Românico, a fim de revelar o segredo da transubstanciação. Com especial enfoque na Arte, a noite culmina no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso com a iniciativa “À noite no Museu” composta por uma performance de Mariana Sevilla Matos que vai presentear o público com uma cerimónia de vida em quietude e simplicidade; um concerto de Etson Caminha, um artista e tatuador timorense que começou a fazer música com lixo ainda jovem em Los Palos, Timor-Leste; e um momento protagonizado pelo multi-instrumentista e compositor brasileiro Chico Bastos.
O programa prossegue a 13 de agosto com um Percurso de Arte Urbana de Amarante que oferece um conjunto de performances artísticas na área da pintura, em vários locais da cidade – Av. General Silveira, Arquinho, Trilho das azenhas, Campo da Feira, margem do rio e Largo S. Pedro – envolvendo diversos artistas amarantinos. Nesses locais, a banda Suspensive Mood, formada por um grupo de amigos naturais de Amarante que partilha o gosto pela Música e bandas filarmónicas, assume a condução da festa a partir das 20h00. Antes, entre as 17h00 e as 00h00, acontece o “iRun Challenge”, em parceria com a Associação Desportiva de Amarante.
A 14 de agosto é a vez do concerto dos amarantinos Diogo Amorim e Carlos Pinheiro no Claustro da Câmara Municipal, a partir das 22h00. Com percursos distintos na música, estes dois jovens encontram-se pela primeira vez num dueto em acústico. À mesma hora, nas Termas de Amarante, sobe ao palco o também amarantino “Equilíbrio”.
O encerramento do festival é no domingo, 15 de agosto, com uma sessão de Stand Up Comedy com José Pedro e Joca, a partir das 21h30, no Claustro do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.
Durante estes cinco dias haverá Sabores n’Alameda, uma praça de restauração com comida e bebida da região, na Alameda Teixeira de Pascoaes, entre as 19h00 e as 00h00.
O HÁ FEST! celebra o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) e tem como parceiros a Associação Desportiva de Amarante, a Casa da Juventude, Grupo de Jovens Pedras Vivas de Mancelos, Projeto 1513 e Grupo Vallis.
Nesta edição, o “Há FEST! Por uma causa” associa-se ao projeto ECO’nsigo da Cercimarante, uma iniciativa que pretende sensibilizar os jovens para a temática da Sustentabilidade. Será ainda promovido um workshop sobre “Desafio Verde” e uma ação de limpeza nas margens do Tâmega, iniciativas levadas a cabo pelos voluntários europeus da Casa da Juventude.
Recorde-se que a abertura da VI edição do Festival da Juventude de Amarante decorreu no Cine-Teatro Raimundo Magalhães em Vila Meã, dia 7, com mais uma edição do “Conta-me Histórias” que teve como convidada a jovem cantora e compositora Bárbara Tinoco. No dia 8, o Parque de Lazer do Odres, também em Vila Meã, foi palco de cinema ao ar livre, com a exibição de “The Father”.
Todas as atividades são de acesso gratuito, mas limitado às lotações mediante as regras da DGS. Mais informações e reservas no site www.hafest.pt e em facebook.com/hafest.