Projeto apoiado pelo programa Erasmus+ partilha resultados de estudo sobre Educação Não Formal
O projeto “TRY – Educational Approaches and Self-Management Practices” – parceria estratégica apoiada pelo Programa Erasmus+, da União Europeia, com a coordenação do Aventura Marão Clube, de Amarante, em parceria com duas Organizações Não Governamentais (ONGs), três escolas de Ensino e Formação Profissional (EFP) e três municípios de Portugal, Polónia e Roménia – organizou seis eventos que envolveram, no total, mais de 300 participantes. Em fase final, partilham agora os principais resultados, nomeadamente, o estudo comparativo sobre o impacto da aplicação de metodologias de Educação Não Formal (ENF) e abordagens de gestão mais participativas no ensino e práticas em escolas profissionais; um documentário que resume as atividades do projeto, em especial as três formações realizadas e o desenvolvimento dos cinco produtos intelectuais previstos; um website com informação sobre atividades, parceiros e acesso gratuito a todos os resultados e produtos desenvolvidos; um manual com métodos de ENF para utilizar, sobretudo, em contexto escolar; um set de jogos e dinâmicas de ENF para utilizar, também, em contexto escolar; e uma compilação de referências educativas, sobretudo na área da ENF.
O projeto “TRY – Educational Approaches and Self-Management Practices” foi criado em outubro de 2017, tem como público-alvo a comunidade de alunos, professores, diretores de escolas e trabalhadores jovens, e como objetivos o aumento da qualidade e relevância do EFP através da introdução da educação não formal nos métodos de ensino, a introdução dos princípios de escola autossuficiente com vista a diminuir a dependência do financiamento, e proporcionar aos alunos aulas práticas, desenvolvendo suas habilidades e técnicas.