Município de Amarante distinguido pelas boas práticas no prémio “Viver em Igualdade”
O Município de Amarante voltou a ser distinguido com a Menção Honrosa do Prémio “Viver em Igualdade”, uma iniciativa promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) que visa distinguir Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.
O prémio, que Amarante também recebeu em 2018, consiste na atribuição de um certificado de mérito onde se atesta que o município é reconhecido como um dos melhores locais para viver em igualdade.
“Encaro esta distinção como um reconhecimento de todo o trabalho que o Município de Amarante tem vindo a desenvolver em prol da Igualdade e do verdadeiro significado de Viver em Igualdade. A sociedade e o mundo colocam-nos desafios constantes, mas temos sabido, ao longo dos anos, estar à altura desta missão inacabada. O nosso percurso está marcado por boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação”, afirma Lucinda Fonseca, vereadora com o pelouro da Ação Social, que recebeu o prémio na cerimónia que decorreu esta sexta-feira, na “Oliva Creative Factory”, em São João da Madeira, véspera do Dia Municipal para a Igualdade que se assinala a 24 de outubro.
Recorde-se que o Prémio “Viver em Igualdade” é uma iniciativa bienal, promovida pela CIG, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + Igual – concretamente inscrita nos três Planos Nacionais de Ação que definem objetivos estratégicos e específicos em matéria de igualdade entre mulheres e homens, prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade de género e características sexuais.