Projeto Cuidar de Quem Cuida tem continuidade em setembro
O Programa Psicoeducativo do Projeto Cuidar de Quem Cuida promoveu a primeira formação em auto-cuidados dirigida a Cuidadores Informais na qual puderam também encontrar suporte emocional, criar laços de amizade e efetuar uma auto-reflexão sobre a importância do “pensar em mim”, “ter tempo para mim” e “cuidar de mim”, permitindo aumentar a auto-estima dos Cuidadores Informais.
Ao longo de nove sessões, de janeiro a março, foram abordados diversos temas: ser cuidador, a importância da comunicação, cuidados de saúde diários, (auto)cuidado e mobilidade, medidas de apoio social e legal, gestão emocional e do stress.
Devido à pandemia da Covid-19, o grupo só se voltou a encontrar em agosto, altura em que decidiram continuar a reunir enquanto Grupo de Ajuda Mútuo (GAM), o que possibilitará, a partir de 10 de setembro, que seja possível dar continuidade e suporte a este grupo de Cuidadores Informais. Ali, poderão, de forma não estruturada e informal, conversar, trocar experiência, ideias, desabafos e abordar temas que precisem ver esclarecidos. Numa primeira fase, as sessões GAM vão acontecer mensalmente.
A Presidente do Conselho Local de Ação Social, a vereadora Lucinda Fonseca, enalteceu a importância do projeto Cuidar de Quem Cuida para o Concelho de Amarante, sendo uma resposta há muito esperada para a problemática de saúde mental. Evidenciou ainda que esta é uma prioridade de intervenção máxima no território.
Recorde-se que o projeto Cuidar de Quem Cuida é promovido pelo CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo com coordenação do Município de Amarante e em parceria com o Agrupamento Centros de Saúde Tâmega I – Baixo Tâmega, Adesco – Associação Desenvolvimento Comunitário, Associação Emília Conceição Babo, Associação Humanitária de Santiago, Associação Progredir, Centro Social e Cultural da Paróquia do Divino Salvador de Real, Cercimarante, Centro Local de Animação e Promoção Rural, CLAP, Bem Estar – Associação de Solidariedade Social de Gondar, e Santa Casa da Misericórdia de Amarante.