Município de Amarante associa-se às Jornadas Europeias do Património com Roteiro pelas Artes, Património e Lazer
Na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, o Município de Amarante associa-se às Jornadas Europeias do Património (JEP), com duas vistas guiadas por percursos pedestres na cidade com o intuito de aliar as artes e o património ao lazer, tema da edição deste ano.
A iniciativa, promovida pelo Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), remontará aos anos 40 do século XX e ao traçado arquitetónico da, à época, vila de Amarante, até à atualidade. Com início no MMASC, a visita decorrerá sobretudo ao longo da margem esquerda do rio Tâmega.
Temas como a arquitetura, o desenvolvimento urbano e a gastronomia, em especial, os “Doces de Amarante”, que alavancaram a criação das tão afamadas pastelarias amarantinas serão abordados num momento que se pretende que seja transformado num passeio para descobrir, ou, redescobrir recantos da cidade batizada com o título de ”Princesa do Tâmega”, incorporando, desta forma, a cultura e o lazer.
As visitas serão divididas em duas sessões: a primeira durante a manhã, entre as 10h00 e as 11h30, e a segunda durante a tarde entre as 14h30 e as 16h00. Os interessados em integrar as visitas devem proceder à sua inscrição na receção do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, ou através do número de telefone 255 420 282, até às 17h30, do dia 26 de setembro, com limite máximo de 30 participantes. De referir que o número mínimo de participantes para cada sessão é de 10 participantes, caso contrário as visitas não se realizarão.
A participação do Município de Amarante nas Jornadas Europeias de Património resulta, à semelhança de anos anteriores, do convite lançado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade que coordena a programação e divulgação das JEP a nível nacional. Trata-se de um evento que “é uma oportunidade para aproximar os cidadãos e realçar o valor do património cultural que a todos pertence”.