Câmara de Amarante adquiriu terrenos da antiga “Fábrica dos Matias”
Na passada sexta-feira, dia 26 de julho, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, os herdeiros e ex-funcionários outorgaram as três escrituras públicas de aquisição dos edifícios e área envolvente, cerca de dois hectares, que compõem as antigas instalações das oficinas Metalomecânicas Matias Magalhães Lda.
Trata-se de uma aquisição que há muito tempo é consensual no seio da comunidade Amarantina, dada a centralidade da sua localização e a dimensão daquele espaço.
Esta formalização, num investimento superior a 2,3 milhões de euros, representa o culminar de um processo de extrema complexidade, desde logo pelo número de intervenientes envolvidos entre herdeiros e antigos funcionários que, deste modo, viram satisfeitas as indeminizações laborais que há anos reclamavam nos tribunais.
O Presidente da Câmara teve já oportunidade de se congratular pelo encerramento de mais este dossier. Para José Luís Gaspar “este é um dia histórico para Amarante, porque se resolve um problema que se arrastava há anos na nossa cidade. Além disso, vai permitir ao Município dar uma imagem digna a uma das principais entradas da cidade.”
José Luís Gaspar referiu, ainda, que o futuro equipamento irá preservar muito do que ali existe para “perpetuar a memória do espaço onde trabalharam várias gerações de amarantinos”.