Município apresentou PME.A – Programa de Medidas Económicas
O Município de Amarante apresentou, recentemente, o PME.A – Programa de Medidas Económicas. Ao todo são oito as Medidas Económicas agora apresentadas, tendo em vista tornar mais competitiva a economia de Amarante e que resultam do trabalho desenvolvido no âmbito da InvestAmarante.
Rede de Embaixadores Empresariais de Amarante, Industry Business School, Plano Estratégico Indústria do Futuro, Código Fiscal do Investimento do Município de Amarante, Incentivo Fiscal à Infraestrutura Empresarial, Fundo de Investimento em Zonas Empresariais, Bolsa de Terras de Amarante e MADE – Magazine Amarante Desenvolvimento Económico, foram as medidas anunciadas e que pretendem “dar a conhecer a potencialidade empresarial e a capacidade de Amarante em atrair investimento para o concelho” – referiu André Costa Magalhães, Vereador com o pelouro do Empreendedorismo e Inovação na sessão de apresentação do PME.A.
Aos embaixadores empresariais caberá a missão de promover Amarante enquanto destino de investimento e também enquanto destino de realização de negócios, promovendo os vários setores e empresas do concelho. Esta rede será constituída por empresários de referência em Amarante, pelos representantes da Associação Empresarial de Amarante, da Associação Empresarial de Vila Meã e do Instituto Empresarial do Tâmega, assim como de indivíduos com currículo ou relevo na economia nacional e internacional e que tenham ligação a Amarante.
A Industry Business School, promovida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão -Politécnico do PORTO, tem instalações em Amarante e pretende contribuir para o aumento das competências na área da gestão das empresas da região, e de todas as PME’s da área industrial, tendo apresentação pública no próximo dia 14 de novembro, pelas 18h00, na Casa das Artes – Centro Cultural de Amarante.
Com início previsto para janeiro de 2019, o Plano Estratégico da Indústria irá envolver as empresas, associações, escolas, universidades e politécnicos na reflexão estratégica sobre a realidade do setor industrial em Amarante, e sobre as ações na área da tecnologia, dos recursos humanos, da infraestrutura, do financiamento e do investimento que são necessárias para projetar este setor para um patamar superior num horizonte de médio e longo prazo.
Através do Código Fiscal do Investimento do Município de Amarante, o Município atribuirá incentivos nos impostos municipais (IMI, IMT, Derrama) e nas taxas e licenças, valorizando projetos geradores de postos de trabalho, em especial, os de trabalho qualificado. Com a entrada em vigor deste código fiscal, em data a definir, os investidores poderão candidatar-se a receber os incentivos mencionados de forma proporcional ao impacto social positivo que criam no concelho de Amarante, devendo para tal contactar a InvestAmarante, através do email investamarante@cm-amarante.pt.
A criação de parques e loteamentos empresariais privados beneficiará de uma redução de 50% dos impostos municipais (IMI e IMT) e das taxas e licenças municipais, conforme previsto no Incentivo Fiscal à Infraestrutura Empresarial.
O Fundo de Investimento em Zonas Empresariais será promovido nas Zonas de Acolhimento Empresariais que se encontram em planeamento por parte do Município, de forma a complementarem os parques empresariais privados, criando infraestruturas para investimentos de média e grande dimensão e de forma distribuída pelas diferentes zonas do concelho, sempre com boa acessibilidade às autoestradas.
A Bolsa de Terras de Amarante apresenta-se como um projeto de ligação entre proprietários de terrenos e empreendedores, de forma a aumentar o aproveitamento do território para potenciar a produção no setor agroalimentar e também a agroindústria.
A MADE – Magazine Amarante Desenvolvimento Económico será uma revista de promoção económica do Município, que irá comunicar Amarante enquanto destino de investimento e também de realização de negócios, valorizando o que de bem se faz no concelho. A MADE será uma revista bilingue, em português e inglês, distribuída em embaixadas, câmaras de comércio bilaterais, associações empresariais, universidades, empresários e empreendedores.
“Estão, pois, reunidos todos os fatores-chave para um caminho longo, mas que se espera que seja de sucesso para os atuais empresários e empreendedores, pensado também para todos quantos decidam investir em Amarante”, referiu o Vereador em jeito de desafio ao público, maioritariamente composto por empresários, no âmbito da apresentação do PME.A, um dos eventos do Ciclo da Economia que decorre em Amarante até ao final do mês de novembro.