MMASC mostra Os Modernistas – Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso
O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso mostra até 28 de outubro, a exposição “Os Modernistas – Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso”, inaugurada a 20 de julho, no âmbito do MIMO Festival.
Nesta exposição, construída a partir de acervo da Fundação Millennium BCP e que tem como Curadora Raquel Henriques da Silva, podem ser vistas obras de Amadeo de Souza-Cardoso, António Carneiro, Eduardo Viana, Almada Negreiros, Mily Possoz, Francis Smith, Jorge Barradas, Mário Eloy, Bernardo Marques, Júlio Reis Pereira, Carlos Botelho, Dordio Gomes e Carlos Carneiro.
Os Modernistas da coleção Millennium BCP são autores que iniciaram as suas carreiras nas primeiras três décadas do século XX e, segundo Raquel Henriques da Silva “(…) para a história da arte são artistas que questionaram os processos da pintura naturalista, empenhada na verosimilhança entre o visto e o representado. Os Modernistas, pelo contrário, acrescenta, não acreditam nessa naturalidade do ver: pretendem que o espectador não confunda a realidade com a pintura e sugerem que esta pode enriquecer aquela, através da imaginação plástica”.
E conclui: “Sem desconhecerem os movimentos mais radicais da vanguarda parisiense, os pintores representados não aderiram a nenhum deles (cubismo, futurismo, expressionismo). Cultivaram uma modernidade contida, valorizadora das tradições do fazer artístico, vindas do final do século XIX”.