Caminho de Santiago sinalizado no Centro Histórico de Amarante
O Município de Amarante está a implementar a marcação do itinerário do Caminho de Santiago dentro dos limites do concelho de Amarante. A sinalização conclui a primeira etapa do processo de promoção e divulgação desta rota cultural que conta todos os anos com um aumento de peregrinos, segundo registos oficiais da Catedral de Santiago, sendo o Caminho Português o segundo mais frequentado.
Em Amarante está a ser sinalizado o Itinerário Torres, que tem início em Salamanca e que, depois de entrar em Portugal, por Almeida e passar por Lamego chega a Amarante. Prosseguindo por Braga, em direção a Ponte de Lima, onde entronca no Caminho Central Português. De futuro, para além da manutenção do itinerário, o Município irá promover e apoiar iniciativas de promoção cultural desta rota de peregrinação.
A particularidade do Caminho de Santiago em Amarante reside no facto de o percurso estar definido para peregrinos a pé, a cavalo e de bicicleta e, por isso, em alguns troços, por questões de trânsito, não é coincidente, havendo sinalização apropriada para cada uma das situações.
No Centro Histórico foram realizados trabalhos de sinalização de placas em latão colocadas no pavimento das ruas. Fora do Centro, estão a ser colocadas placas verticais em HPL, sobre prumo metálico, com setas direcionais amarelas sob fundo azul, com vieira estilizada, igualmente a amarelo.
Para além da indicação de direção, a sinalização contempla também placas informativas quer para peregrinos quer para condutores, nos locais onde o tramo do caminho coincide com a estrada ou onde há a obrigatoriedade de se efetuar uma travessia. A curto prazo irão ser colocados dois mupis informativos, à entrada e à saída do concelho de Amarante, com indicações úteis aos peregrinos.
A marcação do Caminho de Santiago continuará a decorrer durante as próximas semanas, desenvolvendo-se em três fases distintas: uma primeira, no Centro Histórico de Amarante; uma segunda entre a cidade e Telões e, finalmente, numa terceira, na margem esquerda do Tâmega, entre Carneiro e Geraldes.
O tramo do Caminho de Santiago em Amarante tem cerca de 28 quilómetros e resulta de um longo processo de investigação e de averiguação dos locais percorridos e frequentados pelos peregrinos ao longo dos tempos. Do percurso merecem destaque alguns locais e monumentos, designadamente a estrada pombalina com a respetiva estalagem de Carneiro, a aldeia de Ovelhinha, a ponte e Convento de São Gonçalo, a igreja de São Pedro, a Igreja da Misericórdia, o Solar dos Magalhães, a rua de Guimarães e o Mosteiro de Telões.
Os Caminhos de Santiago foram classificados, em 1987, pelo Conselho da Europa como o Primeiro Itinerário Cultural Europeu.