Sebastião Resende vence Prémio Amadeo de Souza-Cardoso
É já a 18 de novembro, que o artista Sebastião Resende vai receber o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso (PASC), pela obra “A memória da luz não ilumina”, escolha unânime do Júri. Sebastião Resende, que vai receber 12.500,00 euros, foi um dos quatro artistas convidados pela organização para concorrer à 11ª edição do PASC, sendo os restantes Alexandre Conefrey, Gonçalo Pena e Patrícia Garrido. Com formação pela ESBAP/Universidade do Porto (1973-78) e MA por Tama Art University, Tokyo, Sebastião Resende já recebeu 14 bolsas e prémios, em contexto nacional e internacional, nomeadamente o Prémio de Carreira pelo conjunto da sua obra de escultura.
O júri do PASC foi constituído por António Cardoso, em representação do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), Laura Castro, Lúcia Matos, João Pinharanda e Sérgio Mah. Além do PASC, foi ainda atribuído o “Prémio Aquisição do Grupo dos Amigos da Biblioteca Museu”, no valor de 7.500,00 euros, a Maria José Oliveira, pela obra “O Corpo Costelas (O Corpo Contentor)”, que passará a integrar o espólio do Museu.
Recorde-se que o Júri da 11ª edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso tinha já atribuído, extra-concurso, ao pintor Jorge Pinheiro, o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, uma distinção que pretende consagrar a carreira daquele artista. Por conseguinte, a Câmara Municipal de Amarante, fará a aquisição de uma ou mais obras de Jorge Pinheiro, até ao montante máximo de 25.000,00 euros, sendo ainda o pintor convidado a realizar uma exposição de obras suas em espaço nobilitador do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, com catálogo apropriado.
A entrega dos prémios referentes à 11ª edição do PASC será feita em Sessão Solene que decorrerá a 18 de novembro. A Exposição do PASC pode ser vista entre 18 de novembro de 2017 e 25 de março de 2018.