Jornadas Europeias do Património em Amarante a 22 de setembro
Sob o tema “Património e Natureza – Pessoas, Lugares e Histórias”, decorrem nos dias 22, 23 e 24 de setembro as Jornadas Europeias do Património (JEP), este ano organizadas pelo Instituto Português do Património, CP Comboios de Portugal, Rede de Museus do Douro e Museu do Douro.
O primeiro dia das Jornadas, 22 de setembro, tem Amarante como local de destino, com os participantes a partirem da cidade da Régua de comboio até à estação de Vila Meã e daqui para Amarante, em viatura automóvel. Na cidade, a visita incidirá sobre a Igreja e Claustro do Convento de S. Gonçalo e sobre o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC).
O tema das JEP 2017 pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões, sejam mais urbanas ou mais rurais. As Jornadas alertam ainda para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.
Para o Instituto Português do Património, “a relação Património e Natureza pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação, e nela reside um enorme potencial para um desenvolvimento cultural, social e económico equilibrado”, pode ler-se no site oficial da Direção-Geral do Património Cultural. “Pretendemos também enfatizar que esse desenvolvimento deverá ser sustentável, não comprometendo definitivamente as perspetivas de futuro; as alterações climáticas decorrentes do aquecimento global do planeta, e os epifenómenos daí decorrentes, como cheias, deslizamentos de terras e incêndios, que começam a colocar em causa a permanência de muito património construído e natural para o futuro, obrigando a alocação de muitos recursos que poderiam ser dirigidos a áreas mais carentes e urgentes”.