Casa da Granja acolhe Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto
A instalação da Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, na Casa da Granja, em Amarante é uma realidade desde 19 de agosto. Dia que ficou ainda marcado pela inauguração da exposição “Saudades”, de Eduardo Teixeira Pinto, composta por 33 fotografias a preto e branco, dos anos 50, 60 e 70 representativas do percurso do autor. Patente ao público, nas salas de exposições temporárias, até 9 de outubro.
A efeméride aconteceu precisamente no Dia Mundial da Fotografia. Eduardo Teixeira Pinto começou a tirar as primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes. A sua experiência de vida e o seu olhar poético sobre a realidade fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX.
“Assinalamos hoje um dia muito importante na vida da Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto porque a partir de agora passa a ter um espaço para acolher, durante todo o ano, exposições de fotografia” mencionou o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, na cerimónia da inauguração.
A presidente da Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto começou por agradecer à Câmara Municipal de Amarante porque “fez acontecer”. O protocolo entre ambas as partes permite que “hoje estejamos aqui a inaugurar este espaço e ter aqui algumas das obras do meu pai”, referiu Verónica Teixeira Pinto enquanto explicava que este equipamento será um espaço cultural. “Todos os que queiram aqui promover atividades de qualquer âmbito cultural estão convidados a fazê-lo.”
Em jeito de apresentação, sublinhou que “Eduardo Teixeira Pinto terá sempre uma exposição permanente mas o espólio é tão vasto que o conteúdo será sempre alterado”. Uma exposição com material fotográfico, um vasto leque de fotografias, medalhas, taças e estatuetas – assim é composta a primeira exposição que está patente ao público na sede da Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto.