“Obra Hidro-Electrica do Olo (1912 – 1917)” apresentada na Biblioteca Municipal
O trabalho intitulado “Obra Hidro-Electrica do Olo (1912 – 1917)” da autoria de António Aires pretende, para além de outros questões abordadas, assinalar o I Centenário da Luz Elétrica em Amarante, que ocorreu a 4 de Abril de 1918. A apresentação terá lugar na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, no próximo dia 12 de agosto, pelas 16 horas.
António Francisco Esteves Aires é natural da freguesia de Amarante (S. Gonçalo), onde nasceu a 18 de dezembro de 1955, professor aposentado, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
“Dar a conhecer o desenrolar dos acontecimentos, relativos àquela grande obra, e que culminaram na inauguração da luz elétrica em Amarante” é um dos principais objetivos do trabalho, como menciona o autor.
“Amarante vai finalmente sair da penumbra dos candeeiros de petróleo e a luz elétrica torna-se uma realidade, que os amarantinos vão saudar com estrondosa alegria e gratidão” – pode ler-se na obra.
Só conhecendo bem o nosso património e a história que lhe está subjacente poderemos dar verdadeiro valor e contribuir para a sua defesa intransigente, defende António Aires.