Amarante acolhe 1.ª Bienal Internacional de Ilustração Solidária Ajudaris
De 4 a 10 de setembro, Amarante vai ser palco da 1.ª Bienal Internacional de Ilustração Solidária Ajudaris (BIISA), um evento promovido pela Ajudaris em parceria com a Câmara Municipal de Amarante e a Fundação Manuel António da Mota. Já estão abertas as inscrições e podem ser feitas online.
O evento é dirigido a ilustradores profissionais e não-profissionais de todas as nacionalidades, bem como a toda a comunidade que deseje participar e está dividido em dois concursos: Grande Prémio “Fundação Manuel António da Mota” e Prémio Jovem Ilustrador “Câmara Municipal de Amarante”. Os interessados terão de validar a candidatura e enviar os trabalhos até ao dia 30 de junho, através do preenchimento do formulário de inscrição, disponível em http://biisa.weebly.com, referindo-se a qual dos dois concursos se candidata.
“Património”(material e imaterial) é o tema do concurso de Ilustração da 1ª Bienal de Ilustração Solidária da Ajudaris. A Bienal atribuirá o Prémio “Grande Prémio Fundação Manuel António da Mota”, no valor de 5.000 euros, a nível internacional, e o “Prémio Jovem Ilustrador da Câmara de Amarante” de 500 euros, destinados a Jovens Universitários de todas as nacionalidades, que estejam a estudar nos estabelecimentos de ensino, em Portugal.
São várias as atividades que estão previstas para a Bienal, nomeadamente oficinas de ilustração nas escolas; workshops destinados à comunidade; exposição das obras finalistas na Galeria Fundação Manuel António da Mota; um leilão solidário a favor de instituições nacionais indicadas pelos parceiros, entre outras atividades.
O júri integra personalidades reputadas como André Letria, Jesus Cisneros, Dora Batalim Sottomayor, Rui Pedroto, Raul Nieto Guridi, Jutta Bauer, Adolfo Serra, entre outras individualidades que apoiam e acarinham o projeto.
Esta iniciativa tem um carácter solidário e destina-se a ajudar um grupo de 10 Instituições escolhidas pelos Parceiros. Desta forma, todos os candidatos aos prémios poderão doar a partir de 50% do valor da obra para Instituições de Solidariedade Social. Neste momento, já foram escolhidas a APPACDM do Porto (eleita pela Fundação Manuel António da Mota), a APD de Amarante (eleita pela Câmara Municipal de Amarante) e a Associação de Solidariedade Social – Assomada (eleita pela SIC Esperança).
Todos os seguidores do facebook da BIISA vão ter a oportunidade de escolher uma das 10 IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) que a BIISA vai apoiar com as verbas doadas pelos Ilustradores Solidários, bem como pelo leilão solidário a realizar.
A Instituição mais votada será selecionada para entrar no lote das 10 IPSS a apoiar. De referir que a BIISA – 1º Bienal Internacional de Ilustração Solidária, já conta com a participação de ilustradores de 20 países: Portugal, Espanha, Argentina, Alemanha, Chile, França, Ucrânia, Turquia, Brasil, Itália, Holanda, Rússia, Uruguai, Áustria, China, Irão, Colômbia, Roménia, Índia e Bélgica.