Sénior Ativo está no terreno desde março
Uma vez por semana, quatro vezes por mês, idosos de Amarante praticam desporto. “Sénior Ativo” – é a medida municipal que está no terreno desde março deste ano e que já abrangeu dezenas de idosos. São doze as instituições do concelho com valências na Terceira Idade e que se disponibilizaram para “abrir portas” à comunidade sénior em geral.
A prática desportiva pela qual todos optaram foi o jogo de Boccia. O primeiro encontro da modalidade aconteceu a 20 de junho, no Pavilhão Municipal. Um jogo que envolveu 129 idosos, com idades entre os 65 e os 90, de nove instituições. A competição contou com 10 árbitros da Universidade Sénior, 3 professores de desporto/monitores da medida Sénior ativo e professores de desporto das AEC´S que voluntariamente participaram na logística.
Promover uma melhoria na qualidade de vida e autonomia dos munícipes séniores, através de uma prática desportiva formal orientada para o desenvolvimento da sua capacidade motora é a grande meta deste projeto que aposta na promoção de um estilo de vida mais ativo e com interesses diversificados. “Sénior Ativo” pretende ainda fomentar o convívio e a troca de experiências, essenciais para este grupo-alvo.
Adesco – Associação para o Desenvolvimento Comunitário; Associação Emília da Conceição Babo; Associação Humanitária de Santiago; Associação Progredir; Associação de Solidariedade Social de Gondar – “O Bem-Estar”; Casa do Povo de Telões; Centro Social de Vale Santa Natália.
Centro Social e Cultural da Paróquia do Divino Salvador de Real; Cercimarante – ERPI; CLAP – Centro Local de Animação e Promoção Rural; Comissão Social de Freguesia Portas do Concelho e Santa Casa da Misericórdia de Amarante – são as entidades aderentes ao “Sénior Ativo”.
No primeiro encontro de Boccia, as entidades participantes foram as seguintes: Associação de Solidariedade Social “O Bem Estar”; Associação Emília Conceição Babo; Associação Humanitária de Santiago; Centro Local de Animação e Promoção Rural; Centro Social de Real; Centro Social Vale Santa Natália; Cercimarante; CSF “Portas do Concelho”; Santa Casa da Misericórdia.
Classificação:
3º. Lugar – Associação Humanitária de S. Tiago
2º. Lugar – CSF “Portas do Concelho”
1º. Lugar – Centro Social Vale Santa Natália