Alunos de escola básica de Gaia apresentam trabalhos sobre Amadeo
A turma do 3º ano da Escola Básica das Matas, integrada no Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, estudou Amadeo de Souza-Cardoso, realizando, depois, um trabalho final sobre as obras do artista.
Os alunos preparam agora uma visita ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), onde poderão tomar contacto com as obras de Amadeo e aprofundar os seus conhecimentos sobre o pintor, a sua obra e a arte moderna em geral.
Tudo começou no âmbito da leitura/reflexão da obra “Amadeo de Souza-Cardoso – Tenho mais fases que a lua”. Este livro, da autoria de João Manuel Ribeiro e com ilustrações de Vasco Gargalo, destina-se a um público juvenil, mas está perfeitamente adequado a adultos. Trata-se de uma obra biográfica que percorre a vida e as vivências daquele que muitos consideram o mais inovador artista plástico português.
O escritor esteve na escola em maio e cada turma ficou responsável por uma obra, devendo apresentar o resultado final ao autor. “Para mim foi um orgulho muito grande receber estes trabalhos, feitos por mãos tão talentosas, baseados num livro que tanto me honrou escrever”, menciona João Manuel Ribeiro que escreve sobretudo para o público infanto-juvenil. Com uma carreira de quase 10 anos, já lançou mais de 40 livros, alguns traduzidos na Colômbia e em Espanha e, brevemente, também na Itália e na Eslovénia.
A seleção do livro de João Manuel Ribeiro prendeu-se com vários motivos, como esclareceu Fernanda Seixas, professora da turma: “um dos conteúdos, na área de Português, é o estudo de biografias; em Expressão Plástica, a aplicação de novas técnicas de desenho/pintura; a Oferta Complementar, este ano letivo, é Expressão Artística. Como já vai sendo hábito, no nosso agrupamento, a permanente consciencialização das crescentes exigências educativas conduz à diversificação e usufruto de ofertas pedagógico-didáticas complementares ao currículo regular, valiosas senão essenciais”. Sobre a metodologia utilizada na construção dos trabalhos, explicou a docente que, numa primeira fase, os alunos leram a biografia e observaram alguns quadros/pinturas, seguido de um debate. Depois, num segundo momento, cada aluno recebeu uma folha branca com um pequeno recorte de uma pintura do artista e o objetivo era fazer a técnica ‘desenho através da obra de arte’ ou técnica do alongamento, ou seja, os alunos alongaram os traços da pintura, surgindo no final uma pintura conjunta Amadeo/aluno.
“Somos uma escola que fomenta projetos pedagógicos dinâmicos, que se articulam entre si, ampliando os conhecimentos dos alunos e proporcionando um conjunto diversificado de oportunidades de aprendizagem nas diferentes áreas do saber. Acreditamos que o esforço que temos vindo a fazer no investimento da qualidade da educação está e vai produzir os seus efeitos”, concluiu a professora, referindo-se ao trabalho que a Escola Básica das Matas tem desenvolvido.