Projeto “City Centre Doctor” de Amarante em destaque
O trabalho desenvolvido por Amarante, enquanto cidade portuguesa que integra a rede europeia City Centre Doctor, foi partilhado no painel dedicado ao tema “Economia local e emprego, experiências URBACT”. O seminário “Pensar a cidade: a dimensão urbana do desenvolvimento sustentável” foi organizado pela Direção Geral do Território do Ministério do Ambiente e promovido pelo Ponto URBACT Nacional e o Fórum das Cidades, e decorreu no passado dia 9 de maio na Fundação Calouste Gulbenkian.
O evento reuniu decisores políticos e técnicos dos níveis europeu, nacional e local, numa reflexão sobre a dimensão urbana e o papel das cidades no desenvolvimento sustentável do espaço europeu e na coesão territorial, com particular atenção sobre a Agenda Urbana para a União Europeia e as experiências de cidades portuguesas no envolvimento em algumas das suas parcerias e em redes europeias de cidades URBACT III. Neste painel foi apresentado o propósito do projeto City Centre Doctor, e também alguns dos projetos da Câmara Municipal de Amarante, e das organizações pertencentes ao Grupo de Ação Local do projeto, tais como a Jumpbox e a IRIS.
A abertura do seminário foi feita pela Secretária de Estado de Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos, e encerrado pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e contou com apresentações de Olivier Baudelet, Chefe de Equipa de Políticas Urbanas da DG Regio, Comissão Europeia e de Emmanuel Moulin, Diretor do Secretariado do Programa URBACT, uma intervenção sobre regeneração urbana. O seminário foi composto por três painéis de debate: dois deles contaram com técnicos envolvidos em redes europeias URBACT e foram dedicados aos temas de economia e emprego local e de inclusão social e participação. Um outro painel final foi de discussão sobre a Agenda Urbana e o papel das cidades no desenvolvimento sustentável.?