Artesanato, desporto e vinho verde em destaque na BTL
Durante dois dias, 17 e 18 de março, o Município de Amarante esteve, uma vez mais, em destaque na BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa. O Município de Amarante, integrado no stand da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), localizado no espaço da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), esteve, assim, presente em mais uma edição do maior certame turístico de Portugal.
Para a dinamização do espaço da CIM, o Município de Amarante propôs três momentos, vincando as três áreas de importante valor para o turismo de Amarante.
Assim, no que toca à Dimensão Gastronómica e Enoturismo do Destino Amarante, decorreu a 17 de março, pelas 15h30, o Momento Enoturismo de Amarante, com degustação de vinhos verdes e doces conventuais (da Confeitaria da Ponte), contando com uma enorme adesão por parte do público. A ocasião serviu ainda para a divulgação da 2ª edição do UVVA. A degustação contou com os seguintes vinhos e respetivas castas: Espumante da Casa da Calçada, Quinta da Levada, Carapeços Reserva Branco, Ab Valley avesso.
Por sua vez, a atividade Amadeo – Workshop sobre o mundo artístico de Amadeo de Souza-Cardoso – “Amadeo de Souza-Cardoso é de Amarante, sabias?”, integrou um roteiro da BTL, direcionado em especial às famílias que visitassem a BTL com crianças – Route Kids – e teve como objetivo aproximar as obras de Amadeo ao público. Uma oportunidade para dar a conhecer que Amadeo de Souza-Cardoso tem as suas origens em Amarante e que é possível visitar a sua obra durante todo o ano no Museu Municipal. Ainda a 17 de março, pelas 16h30, a Dimensão Cultural do Destino Amarante ficou marcada pela visita do Presidente da República que não ficou indiferente às obras de Amadeo.
A 18 de março, foi abordada a Dimensão Turismo Desportivo, através da apresentação “Amarante Cidade Desportiva (ACD) e Ultra Trail do Marão” no auditório do TPNP, com início às 12h30. A exposição do projeto ACD incidiu sobre o objetivo da criação do mesmo e as mais-valias associadas à coordenação com as associações envolvidas. Na exposição foi ainda discutido o papel do desporto enquanto motor de promoção turística. A apresentação do Ultra Trail do Marão, evento que decorreu nos dias 24 e 25 de março, abordou as diferentes provas e respetivos graus de dificuldade e destacou as características da serra do Marão e da cidade de Amarante. Factos que permitem o sucesso internacional do evento.