Museu Municipal acolhe exposição “40 anos Cinanima” de João Machado
Vai ter lugar a 25 de março, pelas 16h, nos espaços de Exposições Temporárias do 1º piso do Claustro Velho do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), a inauguração da exposição “40 anos Cinanima”, de João Machado. A mostra está patente ao público até 7 de maio.
Sobre João Machado, formado na Escola de Belas Artes, do Porto, o Diretor do MMASC, António Cardoso sublinha que “cedo oscilara entre as três dimensões e a sua diluição no espaço bidimensional. Tenho acompanhado quase todo o seu percurso, de uma Vida, em atitude encantatória, estimulado essencialmente pelos seus desenhos de muita originalidade”.
António Cardoso recorda a colaboração do artista “já na Exposição do Cinquentenário da morte de Amadeo de Souza-Cardoso, em 1968. Mas não menos significante foi a realização, em 1997, da 1ª edição do catálogo e desdobrável do MMASC, no âmbito de um projeto financiado pelo Pronorte”.
Motivos que “justificam a presença em Amarante da exposição do Artista, mais concentrada na obra gráfica e num caso de sucesso e de fidelidades a uma temática relativa à Cinematografia, mostrada em Espinho ao longo das últimas décadas: 40 anos Cinanima João Machado”.
Por sua vez, o curador da exposição, Rui Mendonça acrescenta ainda a “relevante” obra de João Machado, “em quantidade e qualidade”. Com esta exposição o que se pretende é “proporcionar um acesso claro e sucinto ao trabalho de João Machado”.
Para o comissário da exposição “a travessia do autor tem sido discreta, demasiadamente discreta entre nós, quando é, desde há muito, internacionalmente. João Machado está aqui, perto de nós, em pessoa e em obra”.