Amarante acolhe III Congresso Internacional
Da vizinha Espanha, de Itália mas também da longínqua Colômbia, sem esquecer os portugueses – ao todo serão quase 40 os oradores que de 27 a 31 de março viajam até Amarante para o Congresso Internacional Teixeira de Pascoaes.
A Câmara Municipal de Amarante, em parceria com o Instituto de Ciências da Cultura Pe. Manuel Antunes, o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), entre outras instituições, encontram-se a organizar o Triénio Pascoalino. O encerramento do Triénio acontece com o Congresso Internacional comemorativo dos 140 anos do seu nascimento e 65 da sua morte.
“O distinto alcance científico das contribuições que coroaram os Congressos Internacionais de 2014 e 2015, dedicado ao género literário das biografias e à celebração do centenário de Arte de Ser Português e do Movimento da Renascença Portuguesa, torna a realização do III Congresso Internacional um coerente desfecho e um premente desafio lançado à comunidade académico-científica sobre os princípios teoréticos fundamentais da obra do Autor amarantino e do pensamento português epocal e contemporâneo” – menciona a investigadora Sofia Carvalho, mentora e presidente da comissão organizadora do projeto.
Pretende, assim, este evento contribuir para pensar a “inegável importância do contributo de Pascoaes na arborescência moderna da poesia e no pensamento filosófico portugueses”. Trata-se, pois, de um convite para analisar exegeticamente quais as estruturas dos princípios da poesia e do pensamento, tão profundamente burilados por Fernando Pessoa.
O Congresso Internacional privilegiará “a força renovadora de um pensamento heterodoxo e antitético, proporcionando um espaço para discussão e disseminação de diversas áreas” (Filosofia, Literatura, Pedagogia, Estética, Metafísica, Ontologia, Arte, Política, Cultura, entre outras), termina, em jeito de convite, Sofia Carvalho.
Consulte aqui o programa.