Município manda restaurar painéis retabulares “Vida de Virgem Maria”
O município de Amarante contratou o restauro de dois painéis retabulares, maneiristas, do séc. XVI, que integravam um conjunto de cinco, pertencentes ao retábulo de um templo. De origem e proveniência desconhecidas, os painéis, designados de “Anunciação” e “Apresentação do Menino Jesus no Templo”, integram o espólio do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC).
Aquelas duas obras necessitavam de uma intervenção urgente ao nível de limpeza, consolidação, desinfestação e reintegração cromática. Somente após esta intervenção será possível contemplá-las na sua plenitude, uma vez que as superfícies cromáticas, em resultado do envelhecimento natural das camadas de proteção, se apresentam bastante escurecidas.
O maneirismo, em Portugal, é um movimento artístico marcado por influências italianas, flamengas e castelhanas, que contrapõe os valores clássicos do renascimento pelo recurso a perspetivas bizarras, pelo alongamento das figuras humanas e pelo recurso ao escorço, evidenciando-se algum dramatismo nas representações, que será amplamente difundido no movimento sequente, ou seja, o Barroco.